Quais são as causas e como prevenir a diarreia do viajante?

Diarreia do viajante

Com certeza você ou algum conhecido já ficou doente durante uma viagem, não é mesmo? A diarreia do viajante é uma dessas doenças. Ela afeta, principalmente, pessoas que moram em um local mais desenvolvido e viajam para outros com menos desenvolvimento ¹.

A verdade é uma só: ninguém gosta de passar mal longe de casa. Por isso, o ideal é conhecer os possíveis problemas de saúde que acometem os viajantes. Só dessa forma é possível preveni-la e e, se necessário, tratá-la  ².

Aproveite para aprender hoje sobre o que é e quais são as causas e os sintomas da diarreia do viajante e as melhores formas de preveni-la e tratá-la. Boa leitura!

O que é diarreia do viajante?

A diarreia do viajante é um distúrbio gastrointestinal que afeta pessoas que estão viajando para outras regiões. O quadro pode ser definido como a evacuação de fezes com consistência líquida, no mínimo três vezes durante 24 horas ¹,².

A diarreia  reduz a consistência e aumenta a frequência da evacuação. Quando associada aos viajantes, ela acomete cerca de 40% a 60% deles, dependendo da época do ano e do destino visitado ².

Esse distúrbio gastrointestinal pode acontecer de duas formas ¹:

  • diarreia aguda: geralmente a diarreia do viajante é aguda e infecciosa, causada por bactérias ou vírus;
  • diarreia crônica: normalmente esse tipo de diarreia não é infeccioso, é causado por parasitas.

Quais são os sintomas da diarreia do viajante?

Além da evacuação frequente na forma líquida ou até pastosa, os principais sintomas desse distúrbio são dores abdominais, febre, náuseas, vômitos e presença de muco ou sangue nas fezes ¹,². O sangue/muco nas fezes representam aproximadamente apenas 2% a 10% das situações ¹.

Em alguns casos, o viajante pode produzir menos urina e ter fraqueza, tontura, fadiga e mal-estar. Então, caso haja algum desses sinais, fique atento, pois pode ser uma desidratação ²!

Outros aspectos importantes para verificar se ela é aguda ou crônica, é que a diarreia aguda começa rapidamente, apresenta evacuação líquida e dura cerca de um dia. Ela é a mais comum e afeta em torno de 60% dos viajantes ¹,².

Leia também: Tipos de fezes: o guia completo para entender sua saúde intestinal

Quais são as causas da bactéria da diarreia do viajante?

As bactérias da diarreia do viajante são as principais causadoras desse distúrbio. Mas, ela pode aparecer devido a vírus ou parasitas também. Isso porque os microrganismos que entram no corpo desequilibram a flora intestinal, o que desencadeia a diarreia e outros sintomas associados ².

Estima-se que cerca de 40% a 50% dos casos seja infecção bacteriana. A bactéria da diarreia do viajante mais comum é a Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC). Existem ainda outras, como Salmonella, Campylobacter jejuni e Shigella ².

Já os vírus mais encontrados nesse tipo de diarreia são o Novovírus e o Rotavírus. Os parasitas mais comuns são Giardia intestinalis, Cryptosporidium e Entamoeba ².

E como acontece essa infecção? Por meio do consumo de bebidas ou alimentos contaminados por fezes. Os que mais causam esse distúrbio no viajante são comidas cruas ou mal-manipuladas quando cozidas, água da torneira, gelo e produtos lácteos não pasteurizados ¹.

Outros fatores de risco para a infecção são o destino, a duração e o estilo da viagem, a época do ano, as condições de saúde da pessoa e sua idade ¹.

Como prevenir a diarreia do viajante?

As melhores formas de prevenção são: ficar atento ao que se bebe e come durante as viagens, lavar constantemente as mãos e consumir remédios antimicrobianos ¹.

Veja algumas dicas para evitar a contaminação ¹:

  • evite comida crua e invista em frutas e vegetais que podem ser descascados;
  • fique atento à casca da fruta e do vegetal. Se estiver danificada, evite consumi-los, pois a contaminação pode ter entrado no alimento;
  • não coma alimentos que já foram feitos há algumas horas e se mantiveram em temperatura ambiente. Prefira alimentos bem cozidos e quentes;
  • ferver leite não pasteurizado e água de origem duvidosa antes de beber;
  • consuma gelo apenas se confiança na procedência;
  • não escove os dentes com água de origem duvidosa;
  • não entre em contato com qualquer tipo de água possivelmente contaminada;
  • prefira bebidas engarrafadas ou embaladas.

Continue aprendendo: O que comer para prender o intestino? Conheça as comidas que prendem o intestino

Qual o tratamento da diarreia do viajante?

Há alguns tratamentos da diarreia do viajante, como a hidratação oral e o uso de medicamentos antimicrobianos e antiperistálticos ¹.

Pelo fato dessa diarreia ser aguda na maior parte dos casos, durando cerca de um dia, a recomendação é a reposição de água e sais minerais. Ou seja: aumentar a ingestão de líquidos para três a quatro litros por dia, especialmente a água. Ou, então, consumir produtos prontos vendidos em farmácias, conhecidos como soros de reidratação ¹,².

Indica-se também evitar o consumo de leite e derivados durante a presença da diarreia e ingerir baixa quantidade de sal e açúcar para facilitar a absorção de água pelo intestino ¹.

Outras maneiras de tratar esse distúrbio é usar algum remédio antimicrobiano e/ou antiperistáltico para reduzir a frequência da evacuação e aumentar a consistência das fezes, além de diminuir sintomas como cólicas abdominais. Especialistas indicam ainda a ingestão de probióticos, como o Lactobacillus ¹.

Se quiser entender ainda mais, leia nosso artigo Como tomar probióticos? Esclareça suas principais dúvidas sobre o assunto!

Tamarine Probium contribui para o equilíbrio da flora intestinal!*

Por falar em probióticos, você conhece o Tamarine Probium? Sua fórmula contém Lactobacillus acidophilus NCFM®** e Bifidobacterium lactis HN019®**3 que podem contribuir com a saúde gastrointestinal.

O melhor é que o Tamarine Probium fornece 2 bilhões de bactérias boas no intestino, prezando pelo seu bom funcionamento. Sua fórmula não contém glúten, calorias, açúcares e corantes ³.

Contribui para o equilíbrio da flora intestinal*

**Os probióticos Lactobacillus acidophilus NCFM® e Bifidobacterium lactis HN019® contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Se quiser saber mais sobre seus benefícios, acesse nosso site e veja mais informações!

Tamarine Probium. Alimento registrado no MS sob nº 6.6122.0004. Julho/2023.