Frutas ricas em fibras: quais as melhores para consumir? Como suplementar?
As fibras são indispensáveis para o bom funcionamento do intestino e, felizmente, não faltam grãos, verduras, legumes e frutas ricas em fibras para incluirmos na dieta.
Em especial quando falamos em frutas, elas são excelentes fontes de fibras solúveis e insolúveis, muito benéficas para o intestino.
No entanto, apesar de ser indispensável inseri-las na dieta diariamente, conseguir chegar ao nível ideal e recomendado de consumo de fibras apenas com base na alimentação pode ser muito difícil.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, deve-se consumir no mínimo 25 gramas de fibra alimentar por dia.¹ Parece simples, não é?
Mas se você pensar que uma banana possui 3,1g de fibra, e seria necessário comer oito unidades para chegar perto do mínimo recomendado, a coisa muda de figura!
Ou até a goiaba, por exemplo, que possui uma quantidade maior de fibra (5,3g), você precisaria comer cinco para chegar às 25 gramas.
Por isso, por mais que exista uma lista de frutas ricas em fibras para o intestino, conseguir oferecer ao seu corpo a quantidade necessária apenas através da alimentação, pode ser desafiador.
Felizmente, a suplementação de fibras pode ser uma alternativa muito interessante. E é sobre isso que falaremos a seguir!
Qual a lista de frutas com mais fibras?
Depois dos nossos exemplos acima, certamente você deve ter se perguntado qual a fruta mais rica em fibras, para que você possa comê-la em pouca quantidade, e ainda chegar próximo às necessidades do seu corpo.
Apesar de ser uma boa ideia, infelizmente não há uma fruta com o valor equivalente ao que precisamos consumir diariamente, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).²
De acordo com a TACO, as principais frutas ricas em fibras são:²
Fruta |
Fibra (g) |
Pequi |
19,0 |
Macaúba |
13,4 |
Tucumã |
12,7 |
Caqui |
6,5 |
Tamarindo |
6,4 |
Abacate |
6,3 |
Goiaba branca com casca |
6,3 |
Assim, mesmo que você coma um pequi por dia, além de possivelmente enjoar seu paladar, o consumo de fibra ainda ficaria abaixo do ideal.
Nesse cenário, a melhor alternativa, além de incluir alimentos fibrosos e saudáveis em sua alimentação, é recorrer a suplementação para garantir o bom funcionamento do seu sistema gastrointestinal.
Como suplementar a fibra no dia a dia?
Agora que você conhece algumas frutas que contêm fibras, sabe que apenas através da alimentação pode ser difícil manter a quantidade que seu intestino precisa para funcionar bem.
Por isso, a suplementação é uma alternativa legal: com produtos em cápsula, goma ou pó, você pode potencializar sua dieta, incluindo o suplemento nos alimentos já naturalmente fibrosos.
A seguir, veja algumas dicas para incluir não apenas as frutas ricas em fibras em seu dia a dia, mas também os suplementos.
1. Faça vitaminas
Tamarine Fibras é uma forma de suplementar, pois é um produto sem sabor que não modifica o gosto nem a textura dos alimentos.³
Assim, é fácil incluí-lo nas mais diversas bebidas ou comidas, como é o caso das vitaminas.
Aqui, aproveite para usar as frutas ricas em fibras para fazer uma bebida ainda mais concentrada, de forma a oferecer a quantidade diária recomendada.
2. Aposte nos shakes e smoothies
Nada melhor do que um shake ou smoothie de frutas ricas em fibras para fazer um lanche gostoso e ainda dar aquele boost na saúde.
E essa também pode ser uma oportunidade de aumentar seu consumo de fibras, já pensou?
Se você prefere a suplementação em pó, com soluções sem gosto, você pode incluí-las no preparo da bebida para conseguir chegar às 25 gramas de fibra alimentar diária.
3. Combine com iogurtes
Iogurtes naturais são excelentes fontes de probióticos, bactérias boas para o intestino. Agora, imagine combiná-los com frutas ricas em fibras e um suplemento?
Além de ser uma opção de lanche saudável, pode ser uma forma de incluir alimentos mais naturais em sua dieta e consumir a fibra alimentar necessária para garantir o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.
4. Tome sucos
Você sabia que dá para apostar na suplementação até mesmo em bebidas como sucos? Tamarine Fibras, por exemplo, é um suplemento para misturar a bebidas mais leves, pois é um mix de fibras sem sabor3, que não altera o sabor.³
Além disso, ele se dissolve 100% na mistura e não contém açúcares, o que contribui para o suco natural, de preferência de frutas que contêm fibras, manter suas propriedades saudáveis.³
5. Inclua em comidas da sua preferência
E nem só de bebida é feita a suplementação de fibra! Além das vitaminas, sucos, smoothies e mais, também é possível usar a solução no preparo de alimentos, sem arriscar estragar a receita.
Essa é uma forma extra de atingir os níveis ideais de fibra alimentar, pois você pode simplesmente transformar qualquer prato em uma rica fonte de fibra.
Leia também: Lista de alimentos ricos em fibras? Veja os melhores itens para incluir
Aumente sua ingestão de fibras com Tamarine Fibras!
Sabemos que nem sempre é fácil controlar a ingestão de fibras durante o dia a dia.
O lado positivo é que Tamarine pode ajudar! Com 100% de fibras prebióticas em sua formulação, o Tamarine Fibras está disponível em diferentes versões. 6, 7, 8
- Tamarine Fibras Kids: fórmula líquida sabor morango, zero açúcares, glúten e lactose, que auxilia no funcionamento do intestino das crianças. 4, 6
- Fibras Pó Solúvel: versão em pó pensada para quem deseja aumentar o consumo de fibras na alimentação diária atual. O Tamarine Fibras em pó dissolve 100% sem alterar o sabor.³
- Fibras em Goma: versão em goma, sabor artificial de morango, zero glúten, fácil de carregar!5
Quer saber mais sobre os produtos Tamarine Fibras? Clique aqui e saiba mais!
Tamarine Fibras Pó, Kids e Gomas: alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.
Referências
1 Jones JM. CODEX-aligned dietary fiber definitions help to bridge the ‘fiber gap.’ Nutr J. 2014;13(1):34.
3 Rotulagem do produto Tamarine Fibras Pó Solúvel.
4 Rotulagem do produto Tamarine Fibras Kids.
5 Rotulagem do produto Tamarine Fibras em Goma.
6 Bernaud FS, Rodrigues TC. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2013;57(6):397-405.
7 Hengst C, et al. Effects of polydextrose supplementation on different faecal parameters in healthy volunteers. Int J Food Sci Nutr. 2009;60 Suppl 5:96-105.
8 Ranawana V, et al. Polydextrose: its impact on short-term food intake and subjective feelings of satiety in males-a randomized controlled cross-over study. Eur J Nutr. 2013;52(3):885-93.