Alimentos que cortam a diarreia: saiba o que comer

Anualmente, há mais de dois bilhões de casos de diarreia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF. A doença é comum e causa sintomas passageiros, mas exige atenção. Para se recuperar bem, é fundamental comer alimentos que cortam a diarreia1.

Durante um episódio, a alimentação não deve parar apesar do mal-estar no corpo, assim como a hidratação, para repor a água e os eletrólitos perdidos1.

Os tipos de alimentos devem ser mais leves, fáceis de digerir e fornecer energia para o organismo se recuperar1.

Continue no artigo e aprenda como identificar a diarreia, as causas, o que comer e evitar, opções de líquidos para hidratação e quando procurar ajuda médica especializada no tratamento.

Resumo:

  • O quadro de diarreia provoca pelo menos três episódios de evacuação de fezes líquidas ou amolecidas em um intervalo de 24 horas2.
  • Os alimentos que cortam a diarreia são: banana, arroz branco, maçã sem casca, batata cozida e caldo de frango7.
  • Para repor líquidos e eletrólitos e evitar a desidratação, beba bastante água e tome soro caseiro. Chás de camomila, erva-doce e hortelã e água de coco são outras opções7.

Conteúdos relacionados:

Boa leitura!

O que é diarreia e quais são as causas?

A diarreia é uma doença causada por infecção viral, bacteriana ou parasitária que provoca pelo menos três episódios de evacuação de fezes líquidas ou amolecidas em um intervalo de 24 horas. Outros sintomas agudos são: cólica, dor abdominal, gases e náuseas2.

O motivo mais comum é a gastroenterite viral, uma doença autolimitada. Ou seja, o organismo se recupera espontaneamente. Já os alimentos contaminados levam a mais casos de diarreia relacionados a bactérias, uma ocorrência comum em viagens3.

Alguns exemplos de agentes infecciosos que desencadeiam a maioria dos casos de diarreia aguda são:

  • vírus: norovírus, rotavírus, coronavírus, adenovírus e astrovírus8;
  • bactérias: E. coli, Salmonella, Shigella e Campylobacter jejuni8;
  • parasitas: Entamoeba histolytica e Giardia lamblia8.

A diarreia é um sintoma presente em outros quadros, como intolerâncias alimentares e uso de medicamentos, como antibióticos e ansiolíticos4-5.

Esse desarranjo intestinal é uma forma do corpo eliminar toxinas. Dessa forma, o uso de medicamentos antidiarreicos ou antieméticos para parar a diarreia, chamado também de “efeito rolha”, é totalmente contraindicado6.

Porém, é fundamental tratar o quadro com os alimentos que cortem a diarreia e evitem a desidratação, especialmente em crianças e idosos2.

Quais são os alimentos que cortam a diarreia?

Se você não sabe o que comer quando está com diarreia, confira os principais alimentos que ajudam a controlar e estabilizar o trato digestivo.

1. Banana

A banana é uma fruta rica em pectina, um tipo de fibra solúvel em água que ajuda a hidratar e firmar as fezes no intestino, o que contribui para a recuperação da consistência normal do bolo fecal7.

2. Arroz branco

O arroz é outra opção fácil de preparar entre os alimentos que cortam a diarreia. O grão cozido é leve, fácil de digerir, tem baixo teor de fibras e ajuda a absorver líquidos no intestino7.

3. Maçã sem casca

A polpa da maçã contém fibras solúveis, como a pectina, que ajudam a absorver a água e reduzir a frequência das evacuações. Dessa forma, é indicado como um dos alimentos que cortam a diarreia, pois é fácil de comer7.

4. Batata cozida

Para manter o corpo em funcionamento, não pode faltar uma fonte de carboidratos de fácil digestão. A batata cozida é a mais recomendada, pois é leve e não exige tanto do estômago. Outras opções de tubérculos fáceis de preparar são: mandioca, chuchu e cenoura7.

5. Caldo de frango

O caldo de frango, além de ser um dos alimentos que cortam a diarreia, ajuda a repor líquidos e eletrólitos. Sem mencionar que é muito saboroso e leve para o estômago digerir7.

Agora que você sabe o que fazer na diarreia em relação à alimentação, não fique sem comer por mais de quatro horas. A recomendação é manter o corpo nutrido e hidratado para evitar a desidratação1. Confira a seguir o que evitar durante a crise.

O que evitar se estiver com diarreia?

Além de conhecer os alimentos que cortam a diarreia, é fundamental saber o que evitar para não agravar o quadro ou dificultar a recuperação. Lembre-se de que o organismo está debilitado, portanto, corte temporariamente do cardápio:

  • alimentos gordurosos e frituras: a digestão desses alimentos demora e podem sensibilizar ainda mais o trato digestivo7;
  • laticínios: evite iogurte, queijo, coalhada e preparações com creme de leite, especialmente se tiver intolerância à lactose7;
  • bebidas alcoólicas, café e refrigerantes: o álcool é tóxico para o organismo e a cafeína acelera o trânsito intestinal, o que pode intensificar a diarreia e a perda de líquidos7;
  • condimentos em excesso ou preparações com alto teor de açúcar: pimentas e doces (tortas, sorvete, bolos), por exemplo, podem irritar mais o trato digestivo7;
  • produtos integrais: são ricos em fibras que tem uma digestão mais demorada, portanto, não são indicados durante a diarreia7;
  • legumes, vegetais folhosos e grãos formadores de gases: feijão, couve-flor, brócolis, batata-doce, pepino, alface, couve e espinafre fermentam durante a digestão e produzem gases, o que aumenta o desconforto da diarreia7.

O que tomar para diarreia: hidratação e reposição de eletrólitos

Para completar o cardápio de alimentos que cortam a diarreia, entram os líquidos que ajudam a evitar ou recuperar a hidratação corporal e repor os eletrólitos perdidos na evacuação1.

A desidratação é o principal risco que a diarreia causa, o que agrava o quadro, especialmente em crianças e idosos2-8.

Então, água pura em abundância é o principal. Varie o tipo de líquido e inclua chás leves, como hortelã, camomila e erva-doce, sem adoçar, água de coco e suco de maçã sem casca7.

Outra dica são as soluções de reidratação oral. O soro caseiro e as soluções prontas são as principais opções que ajudam a repor os eletrólitos perdidos e prevenir a desidratação7.

Para fazer em casa, coloque em um litro de água filtrada duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de chá de sal e misture bem. Multiplique seu peso por 35 para saber quantos mililitros (ml) tomar por dia7.

Quando procurar ajuda médica para diarreia?

Se mesmo com os alimentos que cortam a diarreia e a ingestão de líquidos para hidratar o corpo os sintomas não melhorarem e/ou surgirem novos, busque atendimento médico de urgência2.

Os principais sinais de desidratação/piora são:

  • febre2;
  • intensificação da diarreia2;
  • muita sede2;
  • redução da urina2;
  • sangue ou muco nas fezes2;
  • vômitos excessivos2.

A prescrição de medicamentos antidiarreicos ou antibióticos acontece quando o médico identifica a causa, portanto, não se automedique. Apenas em uma unidade de saúde, sob supervisão médica, o uso será seguro2.

Tamarine Probium: sua flora intestinal equilibrada

O probiótico da linha Tamarine contribui para o equilíbrio da flora intestinal9. Acesse o site e saiba mais sobre Tamarine Probium e onde comprar.

Tamarine Probium. Alimento registrado no MS sob N°666730785. Março/2025.

Tamarine Familia Fibras
Referências
  1. 1. Lindberg S, Dite P, Khalif R, Salazar-Lindo P, Ramakrishna Í, Goh M, et al. Diarreia aguda em adultos e crianças: uma perspectiva mundial [Internet]. Disponível em: https://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/acute-diarrhea-portuguese-2012.pdf. Acesso em março/2025.


  2. 2. Doenças diarreicas agudas (DDA) [Internet]. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dda. Acesso em março/2025.


  3. 3. Barr W, Smith A. Acute diarrhea. American Family Physician [Internet]. 2014 Feb 1;89(3):180–9. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24506120/. Acesso em março/2025.


  4. 4. Barros D de M, Moura DF de, Monte ZS do, Lima CVB de, Ribeiro AN da S, Silva MM da, et al. Alergia e intolerância alimentar: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2023 Apr 12;9(4):13273–83. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58854/42758. Acesso em março/2025.


  5. 5. Ferreira K, Santos D, Aparecida F, Alves L, Maria S, Piovacari, et al. Fármacos que podem provocar a doença diarreica [Internet]. 2014. Disponível em: http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2016/11/14-F%C3%A1rmacos-que-podem.pdf. Acesso em março/2025.


  6. 6. Manejo do paciente com diarreia [Internet]. Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/manejo_paciente_diarreia_cartaz.pdf. Acesso em março/2025.


  7. 7. Orientações nutricionais: diarreia. Prefeitura Municipal de Campinas [Internet]. Disponível em: https://saude.campinas.sp.gov.br/especialidades/nutricao/Orientacoes_Nutricionais_Diarreia.pdf. Acesso em março/2025.


  8. 8. Batista M, Secretário M, Schier Da A, Conselho C, Ana C, Izoton De Sadovsky D, et al. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento Departamento Científico de Gastroenterologia Presidente [Internet]. 2017 Mar. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico-Diarreia-Aguda.pdf. Acesso em março/2025.


  9. 9. Cartonagem do produto Tamarine Probium.