Fezes achatadas: o que pode ser + causas do aumento de muco

fezes achatadas

Observar a aparência, a consistência e a cor das fezes é uma prática útil para identificar alterações pontuais ou persistentes que possam indicar problemas de saúde. Fezes achatadas, por exemplo, são uma condição que merece atenção.

Normalmente, essa variação não é motivo de preocupação, e o cocô volta ao formato normal logo depois. No entanto, em alguns casos, fezes consistentemente finas podem ser um sinal de uma condição mais séria.

Continue a leitura para descobrir o que pode ser fezes achatadas, quando essa característica é um sinal de alerta, as causas de muco e dicas para manter a saúde intestinal.

Resumo:

  • As fezes achatadas são finas e planas, uma alteração no formato que as diferencia da forma arredondada e irregular típica1.
  • O surgimento de fezes finas pode ser uma mudança passageira ou indicar síndrome do intestino irritável, constipação intestinal e câncer colorretal1-2.
  • Além das fezes achatadas, a presença de sangue, cocô escuro e perda de peso também são sinais de alerta2.

Conteúdos relacionados:

O que são fezes achatadas?

As fezes achatadas são um formato de cocô com aparência fina e plana, em vez da forma arredondada e irregular habitual, o que se assemelha à estrutura dos intestinos1.

Esse tipo de cocô não apresenta cor ou frequência específicas. As fezes ficam achatadas, por exemplo, quando a dieta muda, mas também é possível observar essa característica sem que haja uma relação direta com a alimentação do dia1.

As alterações temporárias no formato ou na cor das fezes são comuns, e não necessariamente um sinal de doença2.

Por exemplo, consumir alimentos com corantes pode mudar a cor das fezes para a coloração da comida. Já os alimentos gordurosos formam um cocô oleoso e mole2.

Se as fezes achatadas durarem uma ou duas evacuações ou mesmo alguns dias, provavelmente isso não motivo de preocupação2.

Porém, se as variações no formato ou na cor das fezes durarem mais e forem acompanhadas de outros sintomas, pode haver alguma condição de saúde por trás2.

Fezes achatadas: o que pode ser?

As causas das fezes achatadas ou finas variam. Embora essa característica não esteja necessariamente ligada a um distúrbio gastrointestinal, pode estar associada à síndrome do intestino irritável, à constipação intestinal e ao câncer colorretal1-2

Conheça as principais características dessas condições intestinais.

Câncer colorretal

O câncer de cólon é uma doença rara, mas as fezes achatadas podem ser um dos sintomas. A mudança ocorre porque o tumor cresce na região e impede que as fezes se movam, o que altera seu formato normal1.

A doença pode ser silenciosa nos estágios iniciais, e apenas as fezes finas não são suficientes para diagnosticar o quadro. No próximo tópico, detalhamos o que soa o sinal de alerta para um possível caso de câncer colorretal1.

Constipação intestinal

A constipação intestinal é uma causa comum de fezes achatadas, geralmente, com consistência fibrosa e endurecida devido à demora na eliminação1-2.

Esse distúrbio ocorre quando uma pessoa não ingere fibras e água suficientes na dieta para adicionar volume extra às fezes e facilitar a movimentação no intestino. Como resultado, o cocô fica mais fino, duro e difícil de evacuar1-2.

O quadro ainda causa dor de estômago, cólicas, gases, arrotos frequentes, inchaço abdominal e ausência de evacuações por vários dias1-2.

Síndrome do intestino irritável (SII)

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal que ocorre devido a uma falha na comunicação do intestino com o cérebro — os detalhes desse mecanismo ainda não foram desvendados pelos pesquisadores1-2.

Porém, pessoas com SII não apresentam sinais visíveis de danos no intestino nem no sistema digestivo1-2.

A síndrome causa dor abdominal, inchaço, gases, refluxo gastroesofágico e alterações no movimento intestinal, o que pode provocar diarreia, constipação ou ambos. As características do cocô ainda variam de fezes muito grandes a fezes achatadas1-2.

Fezes finas como sinal de alerta

As causas das fezes achatadas, exceto o câncer colorretal, geralmente envolvem condições tratáveis, que auxiliam na recuperação da saúde intestinal.

Porém, as fezes finas são sintomas de alterações mais sérias, como as que dificultam a movimentação e a saída natural do cocô. Os principais casos são: pólipos intestinais, impactação fecal, hemorroidas e úlceras retais1.

O principal sinal de alerta em relação às fezes achatadas é a existência de outros sintomas que podem indicar a presença de um câncer no cólon2. Os principais sinais são:

  • diarreia, constipação ou outras alterações persistentes nos hábitos intestinais2;
  • fadiga2;
  • fezes mais escuras (indica sangramento no trato gastrointestinal)2;
  • fraqueza2;
  • perda de peso não intencional2;
  • sangue nas fezes2;
  • sentir necessidade de evacuar, mas não ter alívio2;
  • vômito2.

Nesse caso, é fundamental procurar orientação médica para a realização de exames e, assim, aumentar as chances de sucesso do tratamento por meio do diagnóstico precoce2.

O que significa muco nas fezes?

Geralmente, uma quantidade pequena de muco nas fezes não é motivo de preocupação, pois é uma característica normal. O muco é uma substância gelatinosa que os intestinos produzem para manter o revestimento do cólon úmido e lubrificado3.

Porém, se o volume aumentar e vier acompanhado de sangramento ou mudança nos hábitos intestinais, a recomendação é buscar a orientação de um médico3.

O excesso de muco nas fezes, associado à diarreia, pode ter relação com infecções intestinais. Já muco sanguinolento ou com dor de barriga pode sinalizar uma condição intestinal mais séria, como doença de Crohn, colite ulcerativa e até câncer3.

Dicas para melhorar a saúde intestinal

A saúde intestinal é fundamental para o bem-estar físico e mental. Conforme a causa do problema, os cuidados podem ser mais específicos2. Porém, mudanças simples contribuem para uma microbiota saudável. As principais dicas são:

  • consumir mais fibras: incluir grãos integrais, frutas com casca e vegetais na dieta ajuda a combater a constipação, que pode causar fezes planas2;
  • reforçar a ingestão de água: beber muita água facilita a passagem das fezes nos intestinos2;
  • praticar exercícios: atividades físicas, como caminhada, ioga e exercícios aeróbicos, têm impacto positivo no tratamento de sintomas físicos e mentais de problemas gastrointestinais, como a SII2;
  • usar probióticos ou suplementos de fibras: ajuda a restaurar o equilíbrio natural das bactérias no intestino, regular o funcionamento intestinal e evitar problemas, como fezes finas4.

Leia também >>> Saúde do intestino: 4 sinais de que ele está saudável

Conheça Tamarine Fibras!

Agora que você conhece as causas das fezes achatadas, pode buscar a orientação adequada para investigar o quadro.

Porém, se o seu intestino está saudável, mas você não consome fibras conforme o recomendado, conheça a Tamarine Fibras, um suplemento de fibras que auxilia no funcionamento do intestino5.

A linha contém três produtos nas seguintes apresentações: pó solúvel, goma e líquido, este último para crianças5.

Você pode utilizar Tamarine Fibras em diversas receitas e preparações e, assim, garantir a quantidade necessária de fibras com mix prebiótico no organismo5.

Tamarine Fibras. Alimentos isentos de registro. Março/2025.

Tamarine Familia Fibras
Referências
  1. 1. Nall R. What Causes Flat Poop? [Internet]. Healthline. Healthline Media; 2020. Disponível em: https://www.healthline.com/health/flat-poop. Acesso em março/2025.


  2. 2. Ames H. Flat poop: Causes, symptoms, and treatments [Internet]. Medicalnewstoday.com. Medical News Today; 2020. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/flat-poop. Acesso em março/2025.


  3. 3. Mucus in stool: A concern? [Internet]. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/mucus-in-stool/expert-answers/faq-20058262. Acesso em março/2025.


  4. 4. NHS. Probiotics [Internet]. NHS. 2019. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/probiotics/. Acesso em março/2025.


  5. 5. Cartonagem de Tamarine Fibras.