Remédio para gases e barriga inchada: descubra o que é bom

Existem vários produtos farmacológicos e receitas caseiras que servem de remédio para gases e barriga inchada. Além de incômodos, esses desconfortos causam mal-estar e ainda são constrangedores, principalmente em momentos sociais ou de trabalho.

Os gases e o inchaço na barriga acontecem pontualmente, mas podem ser consequências de uma intolerância alimentar, má digestão ou doença gastrointestinal1.

Para evitar episódios frequentes desses sintomas, é fundamental entender a causa, tratar com a medicação correta e manter hábitos alimentares diários adequados1.

Continue no artigo e descubra o que causa, o que é bom para barriga inchada e gases, como prevenir esses desconfortos e quando procurar um médico para investigar o problema.

Resumo:

  • Vários fatores contribuem para formação de gases e inchaço, como constipação, excesso de bebidas com gás, distúrbios gastrointestinais e intolerâncias alimentares3.
  • Os tipos de remédio para gases e barriga inchada que aliviam o desconforto são: simeticona, carvão ativado, antiespasmódicos e chás de plantas medicinais5,6,7-9.
  • Para evitar esses problemas, coma com calma, mastigue com atenção e evite alimentos fermentativos10.

Conteúdos relacionados:

Boa leitura!

O que causa gases e inchaço abdominal?

A formação e o acúmulo de gases e barriga inchada acontece devido a vários fatores, como:

  • constipação: fezes paradas no reto causam atraso no trânsito intestinal, o que provoca o excesso de gases e inchaço visível na barriga3.
  • consumo excessivo de bebidas gaseificadas: causa uma pequena dilatação do estômago devido ao dióxido de carbono utilizado para gaseificar refrigerantes e água, por exemplo, o que resulta em um desconforto leve2;
  • distúrbios gastrointestinais: são doenças que interferem no funcionamento normal do estômago e do intestino, como gastrite e síndrome do intestino irritável, o que provoca gases, inchaço, dor e refluxo3;
  • ingestão rápida de alimentos: comer muito rápido favorece a disfagia, ato de engolir ar durante a ingestão de comida sem perceber, o que ajuda na formação de gases no estômago3;
  • intolerância alimentar (ex: lactose e glúten): quando o corpo não digere algum nutriente, sua ingestão causa desconfortos, como inchaço na barriga e gases3;
  • má digestão: alimentos fermentativos (feijão, repolho, brócolis), pratos gordurosos e grandes porções de comida podem causar indigestão, o que provoca a liberação de gases e o inchaço abdominal3;
  • retenção de líquidos: alimentação rica em ultraprocessados, baixa ingestão de água e consumo frequente de bebidas alcoólicas podem causar inchaço abdominal, nas pernas, pés e no rosto4.

Devido à variedade de causas, é fundamental identificar o motivo exato do problema para, se necessário, utilizar um remédio para gases e barriga inchada eficaz, com orientação e acompanhamento médico3.

Remédios para gases e barriga inchada

O tratamento primário com remédios para gases e barriga visa a redução da produção de gás e/ou aceleração da motilidade e do trânsito intestinal. Conheça algumas substâncias e categorias de medicamentos utilizadas para essa finalidade.

Simeticona

A simeticona atua no estômago e intestino onde tem efeitos antiespasmódicos e antiflatulentos. O ativo diminui a tensão superficial dos gases, rompe as bolhas e acelera sua passagem pela região intestinal para eliminação5.

Após a ingestão oral, o corpo não metaboliza a simeticona, pois é uma substância que age localmente. Dessa forma, sua excreção acontece de forma inalterada pelas fezes. Esse mecanismo de ação garante o uso sem risco à saúde5.

Carvão ativado

O carvão ativado é rico em carbono que, após a compactação, tem excelente porosidade, o que aumenta sua eficácia na coleta seletiva de gases, líquidos ou impurezas6.

Devido à sua capacidade de absorção, é um remédio eficaz para gases e barriga inchada, pois neutraliza as partículas gasosas (positivas) no intestino com sua carga negativa e as retêm nos poros da sua estrutura6.

Assim como a simeticona, o corpo elimina o carvão ativado pelas fezes e alivia o desconforto do inchaço e dos gases6.

Antiespasmódicos

Os remédios antiespasmódicos, como o butilbrometo de escopolamina, interrompem as contrações dolorosas e involuntárias da musculatura intestinal ou do abdômen, que podem acontecer devido ao acúmulo de gases7.

Dessa forma, esses ativos aliviam a cólica gastrointestinal, pois relaxam os músculos da região7.

O que é bom para soltar gases naturalmente?

Além de medicamentos, os remédios caseiros para gases e barriga inchada auxiliam no alívio da sensação de peso no abdômen. As principais opções são plantas com efeitos medicinais. Veja as mais conhecidas:

  • macela: alivia gazes, dor de barriga, azia, má digestão, diarreia, náuseas, constipação, inchaço (abdômen) e estufamento9;
  • erva-cidreira: ajuda no alívio da dor de barriga, constipação, má digestão e febre (intestinal)9;
  • gengibre: tem ação carminativa e anti-inflamatória, o que diminui a formação de gases, além de auxiliar na digestão9;
  • hortelã: é uma planta conhecida por ajudar na digestão, o que combate a distensão abdominal e gases, especialmente em pessoas com síndrome do intestino irritável9;
  • senne: contém substâncias químicas chamadas senosídeos, que se decompõem no cólon e agem no músculo liso do intestino, o que promove contrações e estimula a evacuação e, assim, evita a barriga inchada devido aos gases9.

Uma caminhada leve após a refeição, deitar-se e levar as pernas na direção do peito, torcer o tronco para os dois lados e massagear o abdômen no sentido horário são outras técnicas que ajudam no deslocamento e liberação do excesso de gases8.

Dicas para prevenir inchaço abdominal e gases

Os cuidados com a alimentação ajudam a prevenir desconfortos gastrointestinais, o que diminui as chances de precisar de remédios para gases e barriga inchada. Confira bons hábitos para adotar:

  • coma devagar: esse cuidado garante que os alimentos cheguem bem triturados ao estômago e melhora a digestão10;
  • evite alimentos fermentativos: feijão, brócolis, lentilha e repolho, carnes gordurosas e frituras fermentam na digestão e produzem mais gases. Deixe os grãos de molho antes de cozinhar ou substitua por carne ou quinoa10;
  • mantenha o corpo hidratado: beba, em média, dois litros de água por dia para ter uma boa digestão e evitar a constipação10.
  • mastigue bem os alimentos: a mastigação correta evita a entrada de ar no estômago;
  • não tome bebidas com gás durante as refeições: o gás dilata o estômago e favorece o acúmulo em algumas pessoas10.

Quando procurar um médico para gases e barriga inchada?

As dicas e cuidados citados ajudam a diminuir a formação de gases e o desconforto do inchaço. Porém, se os sintomas persistirem, não deixe de consultar um médico10.

Caso os desconfortos venham acompanhados de dor abdominal, perda de peso, diarreia, mal-estar ou febre, por exemplo, pode existir uma condição subjacente que exija um tratamento específico, como intolerâncias alimentares ou doenças gastrointestinais10.

Então, fique de olho na frequência, intensidade e sintomas e busque a orientação de um profissional10.

Conheça Tamarine Probiótico

Tamarine Probium é o probiótico da linha Tamarine com Lactobacillus acidophilus NCFM® e Bifidobacterium lactis HN019® que podem contribuir com a saúde gastroentestinal11.

Acesse o site e saiba mais sobre o Tamarine Probium!

Tamarine Probium. Alimento registrado no MS sob nº 6.6673.0785. Fevereiro/2025.

Tamarine Familia Probioticos
Referências
  1. 1. Azpiroz F, Malagelada Juan–R. Abdominal Bloating. Gastroenterology. 2005 Sep;129(3):1060–78. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S001650850501348X. Acesso em fevereiro/2025.


  2. 2. Santiago JRF, Kobayasi S. The effect of gastric dilatation in rats submitted to gasified water ingestion under the hepatic metabolic function. Acta Cirúrgica Brasileira [Internet]. 2008 Oct;23(5):412–6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acb/a/WQxqHGnLFkbdySYxcC7Tc7K/. Acesso em fevereiro/2025.


  3. 3. Iovino P. Bloating and functional gastro-intestinal disorders: Where are we and where are we going? World Journal of Gastroenterology [Internet]. 2014;20(39):14407. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4202369/. Acesso em novembro/2024.


  4. 4. Mais alimentos in natura, menos retenção de líquido [Internet]. Ministério da Saúde. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2020/mais-alimentos-in-natura-menos-retencao-de-liquido. Acesso em fevereiro/2025.


  5. 5. Oliveira AF, Silva Rodrigues C. A Importância da Atenção Farmacêutica na Cólica do Lactente. Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research) [Internet]. 2022 Dec 5. Disponível em: https://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/454. Acesso em fevereiro/2025.


  6. 6. Silberman J, Taylor A. Activated charcoal [Internet]. National Library of Medicine. Stats Pearls Publishing; 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482294/. Acesso em fevereiro/2025.


  7. 7. Guía latinoamericana de dispepsia funcional [Internet]. Disponível em: https://www.actagastro.org/numeros-anteriores/2014/Vol-44-S2/Vol44S2-PDF15.pdf. Acesso em fevereiro/2025.


  8. 8. Lacy BE, Cangemi D, Vazquez-Roque M. Management of Chronic Abdominal Distension and Bloating. Clinical Gastroenterology and Hepatology. 2020 Apr;19(2). Disponível em: https://www.cghjournal.org/article/S1542-356520%2930433-X/fulltext. Acesso em fevereiro/2025.


  9. 9. Araujo EC. Plantas medicinais utilizadas nos distúrbios do trato gastrointestinal pela comunidade acadêmica do Campus CECITEC-Tauá, Ceará. Diversitas Journal. 2023;8(1):0182–95. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/download/2303/1939/15305. Acesso em fevereiro/2025.


  10. 10. Seo AY, Kim N, Oh DH. Abdominal Bloating: Pathophysiology and Treatment. Journal of Neurogastroenterology and Motility [Internet]. 2013 Oct 31;19(4):433–53. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3816178/. Acesso em fevereiro/2025.


  11. 11. Cartonagem de Tamarine Probium.