Por que as fezes esbranquiçadas não são bom sinal de saúde?
Você costuma acompanhar a cor, a consistência e a textura do seu cocô? Saiba que cada variação pode representar um desequilíbrio na saúde do organismo. As fezes esbranquiçadas, por exemplo, podem significar que seu fígado, pâncreas ou vesícula biliar precisam de mais cuidado e atenção ¹.
As fezes eliminadas devem ter a cor marrom, mesmo que seja levemente mais claro ou escuro. Logo, quando a coloração muda para branca, verde, preto ou vermelho, você precisa investigar as causas junto ao seu médico ¹.
Para ajudar, continue a leitura e saiba o que pode ser fezes esbranquiçadas, além de conferir dicas para melhorar o funcionamento do seu intestino.
Resumo:
- As fezes esbranquiçadas têm cor parecida à da argila e podem revelar doenças no sistema biliar, composto pelo fígado, pâncreas, dutos e vesícula biliar. ¹
- Quando as fezes ficam mais claras, é sinal de pouca ou nenhuma produção e/ou liberação de bile. ¹, ²
- As possíveis causas são hepatites virais e alcóolicas, cirrose, cálculo biliar, pancreatite, entre outras doenças. ¹, ², ³, ⁴
- Além disso, medicamentos podem clarear as fezes, como analgésicos, hidróxido de alumínio (antiácido) e sulfato de bário (contraste usado em exames). ¹, ²
- O ideal é procurar orientação médica e realizar exames para determinar a causa e o tratamento mais adequado para fezes esbranquiçadas ⁵.
- Como se formam as fezes? Como saber se meu cocô está saudável?
- Como fazer cocô todos os dias? 4 dicas para o intestino funcionar melhor
- Alimentos que endurecem as fezes e atrapalham a sua saúde intestinal
Neste artigo você vai ler:
- O que pode ser fezes esbranquiçadas?
- O que causa fezes esbranquiçadas?
- Quais os alimentos que deixam as fezes brancas?
- Quando se preocupar com fezes claras?
- Como melhorar fezes esbranquiçadas?
O que pode ser fezes esbranquiçadas?
As fezes esbranquiçadas, com cor parecida à da argila, podem revelar determinadas doenças no sistema biliar (fígado, pâncreas, dutos e vesícula biliar), como obstruções e insuficiência hepática ¹.
A perda da coloração acontece pela pouca ou nenhuma produção e/ou liberação de bile por esses órgãos. Esse fluido é responsável pela cor amarronzada do cocô, devido à presença da substância estercobilina. E, caso sua síntese ou liberação seja insuficiente, as fezes ficam mais claras ¹.
Leia também: Tipos de fezes: o guia completo para entender sua saúde intestinal
O que causa fezes esbranquiçadas?
As fezes esbranquiçadas podem ser sintomas associados a doenças no sistema biliar, como hepatites virais e alcoólicas, cirrose, cálculo biliar, pancreatite, esteatose hepática, estreitamento dos dutos biliares e colangite esclerosante ¹.
Além disso, o que causa fezes esbranquiçadas é o consumo de determinados medicamentos e/ou alimentos, que podem gerar problemas na digestão de alta quantidade de gordura ingerida ¹.
Nesse contexto, cabe destacar que o fígado é a maior glândula do corpo, pois age em diversas funções essenciais do organismo, como a metabolização de proteínas e carboidratos e filtragem das toxinas ².
Logo, qualquer alteração em seu funcionamento gera doenças que afetam diretamente sua saúde. E a coloração das fezes é um dos sinais de problemas no fígado, além de dor e inchaço no abdômen, tom amarelado na pele e nos olhos, e urina mais escura ².
As doenças mais comuns que afetam esse órgão são as hepatites A, B, C e D, a cirrose comum ou alcoólica e a esteatose hepática (acúmulo de gorduras no fígado) ².
Hepatites virais e alcoólicas
A hepatite é uma inflamação do fígado e atinge não só pessoas que bebem em excesso. Afinal, existem várias outras formas de contrair a doença, que pode acometer indivíduos de qualquer idade ou estilo de vida ³.
Cada tipo de hepatite se refere ao vírus que provoca a doença e pode desencadear sintomas, como fezes brancas, mal-estar, urina mais escura, dor muscular, falta de apetite, dor de cabeça, enjoo e vômitos ³.
Alimentos e água contaminados transmitem a hepatite A e E. Já a B e C, a contaminação acontece pelo sangue, pela saliva, pelo sêmen e por secreções vaginais, além de seringas, relações sexuais sem preservativo e contágio da mãe para o bebê na gravidez ³.
Outras doenças no fígado
Além das hepatites, existem outros problemas no fígado que deixam as fezes mais claras. Isso acontece porque o desequilíbrio afeta a produção e liberação de bilirrubina, uma substância que o órgão sintetiza quando os glóbulos vermelhos velhos do sangue se decompõem. ⁴
Por meio da bile, a urina e as fezes eliminam bilirrubina. E, quando há problema na sua produção, o cocô é diretamente alterado ⁴.
As doenças que causam essa situação podem ser ⁴:
- esteatose hepática alcoólica (gordura do fígado);
- hepatite autoimune;
- cistos hepáticos.
Doenças na vesícula biliar
A vesícula biliar tem forma de saco (ou de uma pera) e fica logo abaixo da parte direita do fígado, no lado direito do abdômen. E sua responsabilidade é armazenar e liberar a bile no intestino por meio do ducto para digerir as gorduras ⁴.
Caso haja uma doença no órgão, a liberação e o armazenamento de bile são prejudicados, e podem causar cálculo biliar que deixa as fezes esbranquiçadas ⁴.
Porém, esse não é seu único sintoma, e inclui ainda dor abdominal intensa, enjoo, vômito, febre e icterícia (pele e olhos amarelados) ⁴.
Problemas no pâncreas
A pancreatite (ou outras doenças) pode dificultar a secreção de sucos pancreáticos no sistema digestivo. Nesse caso, o alimento passa muito rápido pelo intestino, e o resultado é fezes claras e com aspecto gorduroso ⁴.
Os sinais associados a doenças no pâncreas são também icterícia e urina escura ⁴.
Porém, como falamos, além dessas doenças no sistema biliar, as causas das fezes brancas podem ser outras, como ingestão de certas comidas ou remédios. Entenda melhor a seguir.
Aproveite para aprender mais:
- Fezes verdes: o que pode ser? Quando procurar um médico?
- Estou com fezes amarelas! O que fazer? Entenda o que significa e como melhorar
Quais os alimentos que deixam as fezes brancas?
Alimentos com muita gordura podem deixar as fezes brancas. Porém, se a alteração for pontual, não representa problemas à saúde ¹. Pessoas com doenças celíacas, com alergia ou intolerância ao glúten, também costumam fazer cocô mais pálido devido à má digestão e absorção da substância.
Além das comidas gordurosas, alguns medicamentos podem resultar na mudança na coloração das fezes, pois são metabolizados pelo fígado ⁵.
Veja exemplos: ⁵
- analgésicos, como ibuprofeno ou acetaminofeno;
- hidróxido de alumínio (antiácido);
- sulfato de bário (contraste usado em exames).
Quando se preocupar com fezes claras?
Caso o cocô saia branco com frequência, é hora de procurar um gastroenterologista ou clínico geral. Além disso, se houver sintomas associados, como dor abdominal, icterícia e urina escura, você também precisa fazer uma avaliação médica. Porém, se for uma situação pontual, não precisa se preocupar ¹.
Como melhorar fezes esbranquiçadas?
Para melhorar as fezes esbranquiçadas, você deve seguir as orientações médicas. Os exames para descobrir as causas podem envolver ¹,⁴:
- de fezes;
- de sangue;
- ultrassom abdominal (fígado e vias biliares);
- tomografia computadorizada;
- ressonância magnética;
- endoscopia.
Uma dica para ajudar a manter a boa saúde do intestino é consumir a quantidade adequada de fibras alimentares diariamente. A família Tamarine possui diversas opções para colaborar com o funcionamento do seu sistema gastrointestinal: conheça!
Tamarine Fibras Kids. Tamarine Fibras (Gomas). Tamarine Fibras (Pó). Tamarine Fibras Max. Tamarine Dual Fit. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Tamarine Probium. Alimento registrado no MS sob nº 666730785. A Associação de L. acidophillus NCFM e Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019 (ATCC SD5674) pode contribuir com a saúde gastrointestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Tamarine Germina (2bi). Alimento registrado no MS sob nº 666730783. Tamarine Germina (4bi). Alimento registrado no MS sob nº 666730784. Tamarine. Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.7817.0023. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2024.
Referências
3. Futura, Canal. "Hepatites A, B, C e E." Hepatites A, B, C e E. 1999.