O que é bactéria H pylori? Entenda como a contaminação acontece e como evitar
Você sabe o que é bactéria H pyroli? Se você acompanha o blog da Tamarine, certamente já sabe que em nosso trato gastrointestinal vivem muitos microrganismos vivos, entre eles, diversos tipos de bactérias. ¹
Algumas delas são benéficas para a saúde, enquanto outras são agentes patogênicos causadores de doenças. Entre as maléficas, a H pyroli é uma cuja contaminação é de grande preocupação.
Capaz de sobreviver no trato gastrointestinal por anos, a bactéria altamente infectuosa pode causar diversas doenças e trazer muitos danos para a saúde.
De causa ainda não identificada, sabe-se que o que causa H pylori está muito relacionado a cuidados com a higiene, hábitos e condições de vida.
Além disso, sua disseminação acontece de forma rápida e, por ser assintomática na maioria das vezes, conter a contaminação pode ser um desafio.
Por isso, saber mais sobre o que é a bactéria H pyroli, seus sintomas e formas de diagnóstico são indispensáveis. A seguir, veja as principais informações sobre o assunto e aprenda como evitar sua contaminação.
O que é bactéria H pylori?
Apesar de algumas vezes não apresentar sintomas, o que pode levar pessoas a viverem com a bactéria durante anos, quando eles se manifestam podem levar ao aparecimento de doenças, além de ser muito incômodos.
Segundo estudos, a bactéria H pyroli está presente no organismo de 60% da população mundial ². Porém, por ser um quadro geralmente assintomático, o diagnóstico pode não acontecer.
No entanto, é preciso ficar atento: 90% das úlceras duodenais e 80% das úlceras gástricas são causadas pela bactéria. ³
Ela também pode levar a casos de gastrite, devido a inflamação da parede estomacal. Além disso, pessoas infectadas possuem risco de duas a seis vezes maior de desenvolver cânceres gástricos. ³
O que causa H pylopri?
Agora sabemos o que é a bactéria H pyroli, mas qual a sua causa? Como se pega H pyroli?
Para essas perguntas, não há uma resposta concreta, pois o que causa H pyroli nunca foi efetivamente descoberto, apesar de sua contaminação ser muito comum.
Alguns indícios mostram que a transmissão acontece via fecal-oral ou oral-oral. Assim, o contato com fezes e vômitos de pessoas contaminadas ou como a ingestão de água e alimentos contaminados podem levar à infecção. ³
Também acredita-se que a contaminação possa acontecer por meio de beijos e outros contatos orais, pois 90% das pessoas com H pyroli podem carregar a bactéria na saliva e boca.4
Por isso, alguns fatores de risco para o desenvolvimento da condição são: morar com muitas pessoas, especialmente se há alguém contaminado, dividir itens pessoais com pessoas contaminadas e viver em áreas em que as condições de higiene não são boas.
Nesses cenários, a melhor forma de prevenir seu aparecimento é reforçando a higiene, principalmente lavando as mãos após usar o banheiro e antes das refeições.
Além de evitar dividir itens pessoais, como talheres, copos, escovas de dente, etc, com outras pessoas.
Principais sintomas de H pylori
Como vimos ao descobrir o que é a bactéria H pyroli, muitas vezes o infectado não apresenta sintomas, e pode viver durante anos com a infecção (e sem apresentar nenhuma doença grave).
No entanto, nos casos em que o infectado não possui bons hábitos de vida, os sintomas de H pyroli acabam aparecendo e indicando que a pessoa está contaminada.
Isso acontece quando a infecção acomete as paredes internas do estômago ou intestino, comprometendo a barreira de proteção natural, fazendo com que os sinais apareçam.
Entre os principais sintomas da H pyroli para você ficar atento, podemos citar: ²
- sensação de barriga inchada; ²
- desconforto abdominal; ²
- perda do apetite; ²
- dor de estômago; ²
- sensação de queimação; ²
- arrotos e gases intestinais em excesso; ²
- enjoos e vômitos; ²
- fezes com sangue.²
É preciso ficar atento aos sinais, pois muitos dos sintomas da infecção são comuns de outras condições de saúde, o que pode fazer com que o diagnóstico e o tratamento se iniciem tardiamente.
Qual exame detecta H pylori?
Agora que você sabe o que é a bactéria H pylori e os seus sintomas, é hora de entender como o diagnóstico acontece.
O principal método de diagnóstico é a endoscopia.3 Quando os sintomas são mais graves, o médico especialista pode solicitar que o exame seja realizado. ³
Em geral, ele é associado a biópsia. Assim, durante o exame de endoscopia, além de averiguar a presença de úlceras ou tumores, é retirado um pequeno pedaço da parede do estômago, que depois passa por uma análise para confirmar ou não a presença da bactéria. ³
Essa análise é conhecida como teste da urease, em que o pedaço de tecido retirado durante a endoscopia é colocado em um frasco com ureia e um indicador de pH. Quando a infecção é detectada, o conteúdo muda de cor em poucos minutos.
Além desse exame, mais invasivo e só é usado em quadros de sintomas graves, também é possível recorrer aos testes laboratoriais para detectar a H pylori. São eles:
- exame de sangue: detecta anticorpos que indicam a presença da H pylori;
- exame de fezes: análise de uma amostra fecal para detectar a bactéria;
- teste de respiração: exame respiratório com ureia marcada para diagnosticar a infecção. ³
Uma vez que o quadro é identificado, o gastroenterologista indica o tratamento ideal para combater a bactéria. É importante seguir os procedimentos receitados até o final, pois mesmo assintomática, a pessoa com H pyroli pode contaminar os outros.
Depois que o tratamento é realizado, o último passo é repetir os exames para verificar se a bactéria foi eliminada.
Cuide da sua saúde gastrointestinal com Tamarine Probium
O Tamarine Probium é um alimento que oferece 2 bilhões de UFC de probióticos*5 para o seu organismo diariamente, ajudando a equilibrar a flora intestinal**.5
Por isso, se você ainda não conhece o Tamarine Probuim 5, chegou a hora de saber mais sobre as cápsulas de uso diário que contribuem para melhorar sua saúde. Clique aqui e confira tudo sobre o nosso produto.
Tamarine Probium é um alimento registrado no MS sob n°6.6122.0004.
*Cada cápsula contém no mínimo 1 bilhão de UFC de Lactobacillus acidophilus NCFM® e 1 bilhão de UFC de Bifidobacterium lactis HN019®.
**Os probióticos Lactobacillus acidophilus NCFM® e Bifidobacterium lactis HN019 contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis
Referências
Valdes AM, Walter J, Segal E, Spector TD. Role of the gut microbiota in nutrition and health. BMJ. 2018;361:k2179.
Hooi JKY, Lai WY, Ng WK, et al. Global Prevalence of Helicobacter pylori Infection: Systematic Review and Meta-Analysis. Gastroenterology. 2017;153(2):420-429.
Dimitriadi D. Helicobacter pylori: a sexually transmitted bacterium? Cent European J Urol. 2014;67(4):407-9.
Rotulagem do produto Tamarine Probium.