Preparo para exame de colonoscopia: o que fazer para preparar o intestino?

Imagem do post Preparo para exame de colonoscopia: o que fazer para preparar o intestino?

Você sabe como é o preparo para o exame de colonoscopia? Aliás, sabe em quais casos ele é indicado e para que serve o exame de colonoscopia? 

A colonoscopia é um procedimento utilizado para analisar a saúde do intestino, se há possíveis alterações, lesões ou se seu funcionamento está perfeito. ² 

Por ser um exame mais invasivo, muitas pessoas ficam receosas ao receber um pedido para realizar o exame.  

No entanto, é indispensável que, ao ser indicado, ele seja feito, pois essa é a maneira mais eficiente para diagnosticar precocemente enfermidades como o câncer colorretal, doença que afeta mais de 20 mil homens e mulheres todos os anos no Brasil. ¹ 

E para realizá-lo, você precisa conhecer o preparo para o exame de colonoscopia. Desse modo, a seguir, falaremos mais sobre a importância desse procedimento e como você pode preparar o seu organismo para a hora do exame. Vamos lá!  

Para que serve o exame de colonoscopia?  

Antes de explicar como é feito o preparo para exame de colonoscopia, vamos entender o que é e para o que serve esse exame médico. 

A colonoscopia é o exame indicado por um médico quando há a necessidade de analisar e investigar alterações no intestino grosso e na parte final do intestino delgado, conhecida como íleo terminal. ² 

O exame é fundamental para o diagnóstico da maioria das afecções colorretais, pois permite uma visualização completa da mucosa do intestino grosso. ² 

O procedimento se assemelha a uma endoscopia, e o paciente é sedado para um maior conforto durante a realização do exame.  

Durante o exame, o médico obtém imagens em tempo real do intestino para conseguir detectar qualquer alteração na região. ² 

Assim, a colonoscopia auxilia no diagnóstico de possíveis pólipos, tecidos de crescimento anormal, que são removidos durante o procedimento para evitar que se transformem em um câncer. ² 

Além disso, o exame identifica outras alterações que podem motivar sintomas incomuns. 

Por fim, mas extremamente importante, a colonoscopia é o exame que pode detectar um câncer de cólon e reto, o segundo tipo de câncer com maior incidência entre homens e mulheres em 2020. ³ 

Por isso, a realização do procedimento é indispensável para que a doença seja diagnosticada logo de início, quando ainda é tratável. 

Como é feito o preparo para o exame de colonoscopia?  

Agora que você sabe para o que serve, chegou a hora de entender como é o preparo para realizar o exame de colonoscopia. Essa é, sem dúvida, uma das etapas de maior medo entre os pacientes.  

Afinal, o preparo para o exame dura quase quatro vezes mais horas do que o próprio procedimento.  

No entanto, não é preciso se preocupar. Apesar de incômodo, a preparação é simples e, se bem feita, o exame pode acontecer de forma tranquila e sem a necessidade de repetir todo o processo.  

O preparo para o exame de colonoscopia se baseia em dois pontos: uma dieta leve e na limpeza do intestino, ou seja, na evacuação frequente para esvaziar o cólon. ² 

Cada laboratório ou clínica médica possui sua própria preparação para o exame de colonoscopia, mas em todos os casos esses dois aspectos são seguidos.  

Principalmente a limpeza do intestino, pois só assim lesões e pólipos poderão ser identificados sem dificuldades. ² 

Assim, independentemente do local em que o procedimento será realizado, esses são alguns cuidados e passos indicados para o preparado para o exame de colonoscopia:  

1. Uso de laxantes para facilitar evacuação 

Soluções laxativas são a base do preparo para realizar o exame de colonoscopia, e certamente são recomendadas pelo médico responsável.  

Geralmente nas 48 horas anteriores ao procedimento, esses remédios deverão ser usados e provavelmente resultarão em uma diarreia, para eliminar completamente as fezes do intestino.  

Existem diferentes tipos de preparação e soluções indicadas, e o médico irá analisar o que funciona melhor em seu caso.  

2. Dieta de alimentos com baixo teor de fibra 

Adequar a dieta também é crucial durante o preparo, especialmente porque durante os dois dias que antecedem o exame, você estará ingerindo fortes soluções laxativas. 

Por isso, cerca de três a dois dias antes, o mais indicado é manter uma dieta leve, com alimentos fáceis de digerir e de eliminar.  

Alimentos que causam constipação devem ser evitados para que as fezes não fiquem retidas.  

Também é importante evitar alimentos com alto teor de fibras, por isso, o recomendado é não consumir sementes, grãos, milho, frutas com ação laxativas, entre outros. 

No dia anterior ao exame, o ideal é manter uma dieta líquida, consumindo alimentos mais leves e evitando os sólidos.  

3. Ingerir maior quantidade de líquidos 

Em geral, ao completar 24 horas para a realização do procedimento, o preparo para o exame de colonoscopia em relação a alimentação passa a ser completamente líquida.  

Como nesse momento os laxantes já terão feito efeito, e possivelmente uma diarreia estará instaurada, a hidratação se torna ainda mais indispensável.  

É importante lembrar que apesar de os líquidos serem muito indicados, é preciso ficar atento a sua coloração. O ideal é consumir apenas líquidos claros ou transparentes, como água, bebidas esportivas, chás e sucos. 

Evite bebidas coloridas, pois elas podem colorir o revestimento do cólon e dificultar a visão do intestino.  

4. Parar a alimentação algumas horas antes do exame 

O preparo para o exame de colonoscopia é finalizado algumas horas antes do procedimento, que será informado por seu médico.  

Nesse período, que pode ir de quatro a cinco horas, deve-se manter o jejum total, sem comer nem beber nada — nem mesmo água. 

Essa pausa é recomendada para garantir mais segurança na realização do exame, por isso, deve ser seguida à risca para que você realize o procedimento sem imprevistos.  

Conheça a família Tamarine!  

Como vimos, durante o preparo para o exame de colonoscopia o uso de soluções laxativas é indispensável para proporcionar uma limpeza geral do cólon e reto.  

Para isso, você pode contar com a linha de fitoterápicos Tamarine. Opte pelo Tamarine Geleia, uma solução de polpa natural de ameixa ou o Tamarine Cápsulas (12mg), de fórmula concentrada com o dobro de senosídeos.* 4 

Quer saber mais sobre esses produtos? Então confira outras informações clicando aqui. 

Tamarine. Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.7817.0023.  SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2022. 

*Apresentam o dobro da concentração das substâncias se comparadas às cápsulas duras de 6mg de Tamarine®. 

Referências
  1. 1 1 Instituto Nacional do Câncer. Estimatina 2020. Síntese de Resultados e Comentários. Disponível em . Acesso em janeiro/2022.

  2. 2 2 Nahas SC, et al. Colonoscopia como método diagnóstico e terapêutico das moléstias do intestino grosso: análise de 2.567 exames. Arq. Gastroenterol. 2005; 42(2): 77-82.

  3. 3 3 Instituto Nacional do Câncer. Estatísticas de Câncer. Causas e Prevenção. Disponível em . Acesso em janeiro/2022.

  4. 4 4 Bula do produto Tamarine 12 mg.