Você sabe a importância de beber água? Entenda a sua relação com a saúde do intestino!
Nós não vivemos sem água! Por isso, ela é um elemento tão vital para a vida terrestre. Ela é fonte da manutenção da natureza e da saúde dos seres vivos em geral. Mas, você realmente sabe qual é a importância de beber água diariamente?
A água corresponde a mais da metade do peso corporal de um adulto ¹. Logo, ela participa de todas as funções do organismo de maneira direta ou indireta. Se você acha que a água serve apenas para a hidratação, está precisando saber mais sobre esse assunto!
Leia este texto e entenda quais são os benefícios de beber muita água e qual é a quantidade de ingestão diária recomendada para todas as fases da vida.
Benefícios de beber muita água
Basta apenas 1% de variação no grau de hidratação para os primeiros sintomas de deficiência de água aparecerem. A desidratação, quando prolongada, pode desencadear diversas alterações no funcionamento do corpo ².
A água é essencial para o organismo, estando presente em todas as células, tecidos e compartimentos corporais. Sua atuação é vasta, pois ela participa como solvente das mais variadas macromoléculas, como aminoácidos, vitaminas e minerais ³.
Além disso, ela transporta nutrientes e outros componentes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, sendo necessária para todas as reações bioquímicas corporais ³.
Apenas essa breve explicação sobre a importância de beber água já bastaria para ter disciplina e manter o nível de hidratação em equilíbrio diariamente. Porém, daremos aqui mais motivos para você entender o quanto de água beber por dia influencia a sua saúde e o seu bem-estar.
Formada apenas por três átomos, dois de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), a água é abundante no organismo humano. Ela é dividida entre os compartimentos intracelulares, que possuem cerca de 40% do peso corporal, e os extracelulares, com aproximadamente 20% ³.
Ela é o principal componente do sangue, na saliva, na urina e nos outros líquidos corporais que garantem a vida e a boa saúde ³.
Além disso, a água participa:
- do processo de digestão, absorção e excreção (eliminação de toxinas) ³;
- regula a temperatura do corpo ³;
- do funcionamento do sistema circulatório ³;
- da difusão de gases que acontece quando há superfícies umedecidas pela água ⁷;
- da lubrificação das articulações ⁷;
- da proteção contra o choque entre órgãos, como o coração, os pulmões, os intestinos e os olhos ⁷.
A proporção da água no corpo pode variar de acordo com o volume de gordura. Geralmente, ela corresponde a 60% do peso corporal de homens e de 50 a 55% de mulheres. Ou seja, a água é a segunda maior substância essencial para a manutenção da vida, ficando atrás apenas do oxigênio ⁷.
Por exemplo, se um homem possui cerca de 60% de água no organismo e ele pesa por volta de 70 kg, ele possui 42 litros de água em seu peso corporal ⁷.
Como ela garante o bom funcionamento de todo o metabolismo, outra importância de beber água que podemos citar é a melhora do desempenho físico ⁵.
A importância de beber água para o intestino
Vamos entender outro ponto vital sobre a importância de beber água? Ela é fundamental para o bom desempenho das funções do trato gastrointestinal ⁴.
O trato intestinal e seus órgãos são responsáveis pela homeostase (equilíbrio do organismo) por atuarem no processo digestivo, na absorção de água e dos alimentos e na eliminação de resíduos e toxinas ⁴.
Há dois tipos de intestino ⁴:
- intestino delgado: que absorve a maior parte dos nutrientes ingeridos;
- intestino grosso: chamado também de cólon ⁶, atua na absorção de água, de alguns eletrólitos (sódio, magnésio e potássio etc) e de vitaminas e minerais ⁶. E ainda age no armazenamento dos resíduos alimentares para formar as fezes.
Isto é, qualquer tipo de alteração na alimentação e na hidratação diária, pode desencadear diarreia, constipação[2] , dores abdominais, gases, síndrome do intestino irritável ⁶,entre outros. A saúde do intestino impacta diretamente a qualidade de vida e o bem-estar ⁴.
O intestino é chamado de “segundo cérebro”, pois possui relação direta com o sistema nervoso, uma vez que o cérebro produz e libera substâncias neurotransmissoras que atuam nos receptores das células intestinais ⁶.
Beber água é vital para a saúde intestinal. Por meio de movimentos peristálticos com a absorção de água no intestino ², o órgão é responsável pela parte final da digestão, recebendo água e nutrientes para serem absorvidos pelo corpo ou excretados em forma de fezes ⁶ .
Como? A água que bebemos passa pelo intestino. Pouco absorvida pelo estômago, ela passa rapidamente por ele, já que o intestino é o lugar de preferência para ela ser absorvida⁵. A água lubrifica esses órgãos, melhorando a consistência das fezes ².
Atenção: para garantir um bom funcionamento dos intestinos é necessário não apenas ingerir água, mas também consumir alimentos com fibras de modo equilibrado e regular. Isso porque as fibras ajudam a reter a água para formar as fezes que serão eliminadas ⁵.
Quanto de água beber por dia?
Antes de saber o quanto de água beber por dia, é preciso gravar que: o consumo de água deve ser diário. O organismo não a armazena e a quantidade perdida deve ser reposta em 24 horas ².
Afinal, a água é constantemente eliminada pelo corpo pela respiração, urina e pelo trato gastrointestinal (principalmente em casos de diarreia) e pelo suor ³. Viu a importância de beber água com frequência?
O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde indica que a ingestão de água deve ser feita em sua forma pura, em bebidas e por meio de alimentos saudáveis ¹. Ele recomenda que o cálculo do quanto de água beber por dia deve ser feito:
- 1 ml/Kcal de energia gasta em condições moderadas e temperaturas ambientais não muito elevadas ⁵.
Já as Dietary Reference Intakes (DRIs), publicadas pela Food and Nutrition Board, recomendam que o consumo total de água no dia seja de, no mínimo, 30ml/kg de massa corporal ².
Por fim, o Institute of Medicine indica que o consumo diário de água deve ser ³:
- 150 ml/kg em bebês (0,7 a 0,8 litros/dia);
- 50 a 60 ml/kg em crianças (1,3 a 1,7 litros/dia para crianças de até 8 anos; 2,4 a 3,3 litros/dia para meninos de até 18 anos; e 2,1 a 2,3 litros/dia para meninas de até 18 anos );
- 35 ml/kg em adultos (3,7 litros/dia para homens com mais de 18 anos; e 2,7 litros/dia para mulheres com mais de 18 anos).
Já para as pessoas acima de 65 anos, recomenda-se uma ingestão maior de água, já que o envelhecimento pode causar a perda ou redução do reflexo da sede ³ e diminuição da capacidade de armazenamento nos rins e dos osmoreceptores (células sensibilizadas à pressão osmótica, que muda com a concentração de solutos no corpo) ².
Outro fator que pode atrapalhar a absorção de água no organismo é o uso excessivo de medicamentos, principalmente laxantes e diuréticos, e consumo de muito açúcar, sódio, álcool, cafeína etc ².
Ajude o seu intestino com o Tamarine Fibras!
A linha Tamarine Fibras foi desenvolvida justamente para quem não ingere a quantidade de fibras suficientes para manter o bom funcionamento do corpo e do intestino.
A linha é composta por três produtos:
- Tamarine Fibras Pó Solúvel: contribui para a regulação do funcionamento do intestino com um mix prebiótico;
- Tamarine Fibras em Gomas: elaborado com sabor morango, ele é fácil de transportar e ainda não possui sódio e glúten;
- Tamarine Fibras Kids: mix variado de fibras solúveis para suplementar a ingestão desse nutriente diariamente em crianças.
Quer conhecer mais os benefícios do Tamarine Fibras para a manutenção da sua saúde? Confira mais informações!
Tamarine Fibras Pó, Tamarine Fibras em Gomas e Tamarine Fibras Kids são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.
Referências
Genaro, Sandra, Fernanda Helena Marques Gomes, and Kátia Kaori Ienaga. Análise do consumo de água em uma população de idosos. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436. Vol. 7. No. 2. 2015.
Guimarães, Beatrice Porta, et al. O consumo de água em idosos: uma revisão. Vita et Sanitas 15.2 (2021): 53-69.
Gonçalves, Gissele Vargas da Rosa. Para seu intestino funcionar melhor, coma mais fibras e tome 2 litros de água por dia: o que há de verdadeiro nesta recomendação?. (2016).
Carvalho, Ana Paula Lambrecht, and Vivian Polachini Skzypek Zanardo. Consumo de água e outros líquidos em adultos e idosos residentes no município de Erechim–Rio Grande do Sul. Revista Perspectiva 34.125 (2010): 117-26.
Oliveira, Lucia Camara Castro, and Flávia de Alvarenga Netto. Intestino Saudável: Orientações e Receitas. Editora Rubio, 2011.
Cardoso, Samuel Dias, and C. Souza. Aspectos fisiológicos da ingestão de água no organismo humano e sua influência no rendimento atlético. Revista De Trabalhos Acadêmicos-Campus Niterói (2010).