Infecção intestinal: remédio, sintomas e tratamento

Quando você tem uma infecção intestinal, fica na dúvida de qual remédio tomar ou mesmo se deve usar algum medicamento? Essa é uma incerteza comum e a resposta depende da causa do problema.

A gastroenterite, nome oficial desse quadro clínico, tem várias causas, como vírus, bactérias e parasitas. Os casos agudos aumentam a frequência das evacuações, causam dor abdominal e desidratação devido a perda de líquidos e nutrientes1.

Os sintomas de infecção intestinal são tratáveis, mas exigem atenção, principalmente em crianças e idosos por causa da fragilidade do sistema imunológico1.

Continue no artigo para entender o que é, os sintomas, como tratar a doença gastrointestinal e dicas de cuidados para manter o intestino saudável e funcional.

Resumo:

  • A infecção intestinal é um quadro que inflama a camada protetora do estômago e dos intestinos quando um agente externo infecta o corpo por meio de comida ou água contaminadas, ou contato com pessoas doentes2.
  • A causa pode ser viral, bacteriana ou parasitária e os sintomas mais comuns são: diarreia, desidratação, dor abdominal, febre e vômito2.
  • Antidiarreicos, antieméticos, antibióticos e antimicrobianos são remédios para infecção intestinal prescritos conforme o tipo de agente causador2.

Conteúdos relacionados:

Boa leitura!

O que é infecção intestinal?

A infecção intestinal é um quadro clínico que causa a inflamação da camada protetora do estômago e dos intestinos quando um agente externo infecta o organismo por meio da comida ou água contaminadas2.

Geralmente, são episódios de curta duração, baixa gravidade e podem ou não incluir remédios. Por ano, aproximadamente 1,6 milhão de pessoas morrem de infecção intestinal em todo o mundo2.

Um estudo revisional brasileiro apontou que a taxa de mortalidade é maior nas regiões nordeste e sudeste — 2,5 e 2,45 mortes por 100 mil habitantes, respectivamente — e que as condições sociais e demográficas influenciam esses índices1.

Causas da infecção

A causa da infecção intestinal pode ser viral, bacteriana ou parasitária. Conheça os agentes causadores de cada tipo a seguir.

  • Viral: norovírus, rotavírus, astrovírus, adenovírus enteral. Afeta o intestino delgado, transmissão via fecal-oral ou por gotículas respiratórias, incubação de 3 a 10 dias2.
  • Bacteriana: Campylobacter, Clostridioides difficile, Escherichia coli, Salmonella, Shigella e Estafilococos. A transmissão é por meio de alimentos infectados2.
  • Parasitária: Giardia e Cryptosporidium. Transmissão de pessoa para pessoa ou pela ingestão de cistos dos parasitas na água, ou alimentos contaminados2.

A infecção viral é mais comum que a bacteriana, principalmente pela facilidade de transmissão dos patógenos.

Leia também >>> Intestino grosso e delgado: entenda a importância desses órgãos para o corpo humano.

Quais são os sintomas de infecção intestinal?

Os principais sintomas de infecção intestinal são:

  • aumento dos gases2;
  • cólica e dor abdominal2;
  • diarreia (com ou sem presença de sangue)2;
  • dor de cabeça2;
  • enjoo2;
  • febre2;
  • perda de apetite2;
  • vômito2.

A diarreia aquosa é o sintoma mais comum da infecção intestinal viral. Em lactentes e crianças, o vômito leve e febre baixa são outros sinais que começam uma a dois dias após o contágio2.

Os tipos de bactérias causam efeitos diferentes. Diarreia com sangue e muco, dor abdominal severa e vômitos são sintomas frequentes2.

Por fim, a infecção de parasitas provoca diarreia subaguda ou crônica, sem presença de sangue, perda de peso involuntária e cansaço2.

A análise clínica dos sintomas, revisão da alimentação nos dias anteriores, viagem recente, contato com pessoas doentes e exame de fezes são caminhos para chegar à causa da infecção intestinal e definir a necessidade de remédio. 

Leia também >>> Intolerância alimentar: causas comuns e principais sintomas.

Tratamento e remédio para infecção intestinal

O tratamento da infecção intestinal começa em casa com reidratação oral (soro caseiro, água), repouso e caldo/canja para repor eletrólitos e prevenir a desidratação. As bebidas isotônicas auxiliam na reidratação nos quadros de gastroenterite bacteriana2.

Os episódios de vômito passam à medida que a hidratação corporal aumenta. Porém, quando o sintoma é intenso e a desidratação acentuada, a reposição acontece por meio de soro intravenoso2.

Nos casos em que a reposição de líquidos é bem aceita, sem vômitos e volta do apetite, a alimentação deve recomeçar em pequenas porções de alimentos leves, por exemplo, torradas, gelatina, banana. Durante e após a infecção, evite laticínios2.

A inclusão de remédios para infecção intestinal depende da causa. Os medicamentos antidiarreicos, como atropina e loperamida, são prescritos nos quadros de infecção bacteriana para conter a diarreia aquosa2.

Os remédios antieméticos ajudam a conter o vômito frequentes e os principais medicamentos prescritos são a ondansetrona e prometazina2.

Remédios para infecção intestinal mais fortes, como antibióticos e antimicrobianos, entram no tratamento em casos específicos, principalmente quando a causa é bacteriana2.

Porém, antes, a recomendação é passar por uma avaliação médica para confirmar a causa da infecção e se a inclusão de medicamentos é necessária. O tipo de antibiótico indicado varia conforme o tipo de bactéria2.

Como evitar a doença gastrointestinal?

Prevenir uma doença gastrointestinal, como a infecção intestinal, não é possível devido à facilidade do contato com agentes patológicos, especialmente os vírus. Porém, isso não significa que seja impossível prevenir2. Os principais cuidados são:

  • vacinar as crianças contra o rotavírus (as vacinas fazem parte do programa de vacinação infantil do SUS)2;
  • fazer a higienização e preparo correto dos alimentos2;
  • comer em lugares confiáveis durante viagens2;
  • não engolir água em praias, cachoeiras e piscinas2;
  • beber água filtrada sempre2;
  • lavar as mãos ao chegar em casa, antes das refeições e após trocar fraldas das crianças e ir ao banheiro2.

Leia também >>> Virose intestinal: como prevenir? Quanto tempo dura?

Onde comprar Tamarine Fibras?

Tamarine Fibras é uma linha completa de suplemento alimentar com um mix prebiótico que auxilia no funcionamento do intestino3.

Além da versão em pó solúvel tradicional, existem mais três opções: em gomas, líquido e Max — este último com um conjunto exclusivo de fibras solúveis e insolúveis (fos, inulina, polidextrose e psyllium)3.

A linha ‘Fibras’ está disponível nas principais farmácias físicas e on-line, inclusive, na Hypera Pharma. Aproveite e faça seu pedido hoje mesmo!

Tamarine Fibras. Tamarine Fibras Max. Tamarine Gomas. Tamarine Fibras Kids. Alimentos isentos de registro. Novembro/2024.

Tamarine Familia Fibras
Referências
  1. 1. Veras LDL, Soares LWF, Silva Neto MR da, Rodrigues MG dos S, Silva ACF da, Galdino MRL, et al. Diarreia e gastroenterites de origem infecciosa presumível: análise do perfil epidemiológico nas regiões do Brasil no período de 2012 a 2020. Research, Society and Development [Internet]. 2022 Jun 3;11(7):e52711730295. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/30295/26107/347381. Acesso em agosto/2024.


  2. 2. Gotfried J. Visão geral de gastroenterite [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastroenterite/vis%C3%A3o-geral-de-gastroenterite. Acesso em agosto/2024.


  3. 3. Cartonagem do produto Tamarine Fibras.