O que comer para prender o intestino? Conheça as comidas que prendem o intestino
Muito se fala sobre comidas que prendem o intestino. Afinal, é uma questão muito comum no nosso dia a dia.
Primeiro devido a algum problema pontual de diarreia, por conta da ingestão de alimentos diferentes, álcool, ou outra causa não patológica. E segundo porque muitas pessoas sofrem com constipação intestinal e buscam meios de evitar que esse problema se torne crônico.
Independentemente do motivo, o mau funcionamento do intestino pode gerar uma série de problemas físicos, psicológicos e comportamentais.1 Afinal, estamos falando do órgão que faz parte de um sistema extremamente complexo e de importância fundamental para o bem-estar, níveis de imunidade, nutrição e outras funções regulatórias.
Conhecer comidas que prendem o intestino, portanto, pode ser uma ótima forma de evitar esse desconforto e ainda melhorar a nossa saúde na totalidade!
Principais sintomas do intestino preso
Antes de listarmos os alimentos que prendem o intestino, é importante compreender quais são os sintomas mais comuns e por que isso ocorre. O intestino preso, também chamado de preguiçoso ou até mesmo prisão de ventre, é a dificuldade persistente de evacuação.
Ele pode ser identificado pelo desconforto durante o processo de evacuar, dificuldade, dor, sangramento, ou frequência muito diminuída.
O que colabora para a constipação, ou intestino preso?
O funcionamento do intestino depende de muitos fatores, da colaboração de diversos órgãos, enzimas, hormônios, neurônios e processos. Isso desde a mastigação, no começo do sistema digestório, até a evacuação de fato.
Existem, portanto, inúmeras causas que podem desencadear na constipação ou no que chamamos de intestino preso. Desde a falta de ingestão de água, até sedentarismo, vícios e alimentação pobre em nutrientes, minerais e fibras.
Além, claro, de patologias que também podem afetar o bom funcionamento do sistema digestório.
Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a constipação, também outro nome dado ao intestino preso, pode ter causas primárias, devido a comportamentos, ou por causas secundárias como sintoma ou efeito de uma outra patologia. ¹
Para identificar as causas do intestino preso, o ideal é consultar um especialista. Caso não haja outra patologia envolvida, espera-se que a constipação esteja ocorrendo por questões comportamentais, como: vícios, falta de ingestão de água, sedentarismo e
alimentação pobre de fibras e nutrientes.
Esse conjunto de práticas pode ser o responsável por enfraquecer a musculatura intestinal, ressecar as fezes, dificultar a formação e a expulsão do bolo fecal. Consequência?
Bom, sensação de barriga inchada, intestino preguiçoso, dificuldades ou dor na hora de ir ao banheiro. ²
Mas não é preciso conviver com esses sintomas, muito pelo contrário, existem diversas ações e comidas que prendem o intestino que podem ser facilmente evitadas ou substituídas.
Vamos ver alguns itens para incluir - ou excluir - da sua dieta?
Alimentação pobre em nutrientes, fibras e minerais
As comidas que prendem o intestino costumam ser pobres de nutrientes, fibras, minerais, de difícil ou digestão muito rápida. O excesso de fibras também pode ocasionar esse efeito, caso não haja ingestão suficiente de água.
Lembre-se que o nosso corpo funciona de forma harmônica, integrada e seguindo uma regularidade. Se há algo desregulado precisamos compensar. Então, se você está com o intestino solto, por uma situação pontual, conhecer comidas que prendem o intestino pode ser uma ótima opção.
O conhecimento também é extremamente útil se o seu caso for o contrário, intestino preso. Assim, pode diminuir ou substituir alguns alimentos que auxiliam na constipação intestinal.
Então, falando em alimentação…
Quais comidas prendem o intestino?
Como já mencionamos, se não há nenhuma patologia que afete o desempenho do sistema digestório, uma alimentação variada, saudável e nutritiva pode evitar o intestino preso. Mas tem alguns elementos que possuem propriedades que podem aumentar a constipação.
Goiaba
Isso ocorre pela quantidade alta de fibras solúveis presentes na fruta. Mas é importante ressaltar que a fruta por si só não é capaz de prender o intestino. Apenas o seu consumo em excesso e sem acompanhamento de água, que pode facilitar a eliminação das fezes no primeiro momento, mas ressecá-la devido à alta absorção de água. 3
Na verdade, o chá de goiabeira, quando utilizado única e exclusivamente as folhas da árvore, sem outros ingredientes ou adoçantes, é uma das comidas que prende o intestino. Isso porque porque as folhas da goiabeira possuem taninos, que apresentam ações adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas. 3
Logo, ajudam na interrupção da diarreia e na regulação do intestino.³
Maça ou pera cozida sem casca
A maçã cozida sem casa também faz parte de uma das comidas que prendem o intestino. Isso ocorre porque, em sua composição, há um alto teor de fibras solúveis, como a pectina, por exemplo.
O mesmo ocorre com a pera.
Mas é preciso ressaltar que o seu efeito é maior quando retiramos a casca!
Além das fibras solúveis, as frutas também possuem outras propriedades que auxiliam no combate a inflamações, atuando em possíveis causas da diarreia.
Suco de caju
O suco natural de caju também faz parte das comidas que prendem o intestino, devido à presença de taninos na sua composição.
Frutas não maduras
Frutas verdes costumam estar entre as comidas que prendem o intestino. Afinal, antes do amadurecimento, elas tendem a apresentar maior concentração de tanino e fibras solúveis.
A ingestão de banana verde, por exemplo, atrasa o trânsito intestinal, retardando a evacuação, ou diminuindo a diarreia.
Outros alimentos e legumes que prendem o intestino
- Pães e bolachas com farinha branca - Absorvem muita água durante a digestão; 3
- Caldo de arroz - Tem efeito aglutinador, facilitando a formação de fezes mais consistentes e melhorando a diarreia; 3
- Beterraba - Rica em fibras solúveis e insolúveis, auxiliando na regulação do intestino; 3
- Batata - O amido acaba corroborando com a constipação; 3
- Etc.
O bom funcionamento do intestino deve ser uma preocupação quando ingerimos os mais diversos tipos de alimentos. Dessa forma podemos entender o nosso corpo e utilizar a alimentação, suplementação e atividades físicas como reguladores naturais.
E sabe quem também pode te ajudar nesse processo? O Tamarine Fibras!
Aumente sua ingestão de fibras com Tamarine Fibras!
Como vimos, uma das melhores alternativas de como aliviar o desconforto abdominal e prevenir o aparecimento das dores é manter uma dieta saudável e rica em fibras.
No entanto, sabemos também que nem sempre é fácil controlar a ingestão de fibras durante o dia a dia e chegar até a quantidade ideal.
O lado positivo é que Tamarine pode ajudar! O Tamarine Fibras está disponível em diferentes versões.
- Tamarine Fibras Kids: fórmula líquida sabor morango, zero açúcares e sem glúten, que auxilia no funcionamento do intestino das crianças.4
- Fibras Pó Solúvel: versão em pó pensada para quem deseja aumentar o consumo de fibras na alimentação diária atual. O Tamarine Fibras em pó dissolve 100% 5 sem alterar o sabor e textura dos alimentos e bebidas.
- Fibras em Goma: versão em goma, sabor morango, livre de sódio e glúten6, fácil de carregar!
Tamarine Fibras Kids. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Maio/2022
Tamarine Fibras (Gomas). Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Maio/2022
Tamarine Fibras (Pó). Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Maio/2022
Quer saber mais sobre os produtos Tamarine Fibras? Clique aqui e saiba mais!
Referências
Rotulagem produto Tamarine Fibras Kids.
Rotulagem produto Tamarine Fibras em Pó
Rotulagem produto Tamarine Fibras Gomas.