7 alimentos que contribuem na melhora do intestino para incluir na dieta

Alimentos para melhorar o intestino

Você sabe quais são os alimentos para melhorar o intestino mais indicados?

Entre os casos de constipação intestinal, cerca de 85% está diretamente relacionada com hábitos alimentares e comportamentais, como a baixa hidratação e uma alimentação pobre em fibras. ¹

O lado positivo desse cenário é a possibilidade de reverter o quadro com algumas mudanças em sua rotina, a começar por uma dieta com mais alimentos bons para o intestino.

Mas, você sabe quais são eles?

A seguir, veja quais são os melhores alimentos para o intestino e como inseri-los em sua alimentação do dia a dia para aliviar a prisão de ventre. Vamos lá! 

O que comer para melhorar o intestino?

Que a alimentação é importante para um melhor funcionamento do sistema digestivo não é segredo, certo?

Mas entre tantas sugestões e crenças comuns, pode ser complicado descobrir quais são realmente os alimentos capazes de melhorar o intestino.

A verdade é que uma alimentação saudável é o primeiro passo para começar a se ver livre dos sintomas incômodos da constipação, e isso é muito importante!

Mas entre tantos alimentos bons, existem aqueles de maior destaque, ricos em fibras e que contribuem positivamente para a sua saúde intestinal.

Por isso, para te ajudar a montar uma dieta que favorece o funcionamento do sistema digestivo, selecionamentos os principais alimentos para melhorar o intestino. Vamos lá!

Quais são os principais alimentos para melhorar o intestino?

1. Ameixa

A ameixa é uma velha conhecida das pessoas que sofrem com a constipação intestinal.

Sua fama de ser um dos principais alimentos para melhorar o intestino não é à toa: cem gramas de ameixa seca pode contribuir com sete gramas de fibras para a sua meta diária de consumo.

Além disso, a ameixa é um alimento que possui  fibras solúveis e insolúveis, o que melhora não apenas a consistência das fezes, mas também a formação do bolo fecal e trânsito intestinal. ²

E tem mais: o seu consumo facilita a evacuação, aumenta o número de idas ao banheiro, atua como um laxante natural e favorece o equilíbrio da flora intestinal.

2. Mamão

Outro entre os melhores alimentos para o intestino está o mamão, uma fruta rica em fibra que garante uma ação laxativa natural. ³

Exatamente por essa razão, é comum que em uma dieta focada no bom funcionamento do intestino ele seja fortemente recomendado.

Entre seus maiores benefícios para o sistema gastrointestinal, o mamão favorece o processo digestivo, além de aumentar o volume do bolo fecal, tornando a evacuação um processo mais fácil, rápido e não doloroso.

3. Milho

Você já deve ter notado a presença de milho nas fezes após evacuar, certo? Isso acontece por o milho ser uma rica fonte de fibra, portanto, não é absorvido pelo organismo.

Além disso, a sua fibra atua como um prebiótico que ajuda a alimentar as bactérias boas do intestino, o que favorece não apenas no funcionamento do sistema digestório como também funções metabólicas e imunológicas que estão diretamente relacionadas à saúde intestinal. 4

Tudo isso torna o fruto um dos principais alimentos para melhorar o intestino que pode contribuir para aliviar os sintomas de uma constipação intestinal e para a manutenção da saúde em geral.

4. Farelo de aveia

O farelo de aveia é outro entre os alimentos para melhorar o intestino que pode trazer muitos benefícios para a saúde. 5

Também rico em fibras solúveis e insolúveis, como a ameixa, a aveia é muito lembrada quando o assunto são alimentos bons para o intestino.

Se comparado a outros cereais, o farelo de aveia apresenta uma quantidade de fibra maior, portanto, é um alimento muito interessante para quem está enfrentando quadros de constipação e quer aumentar as idas ao banheiro.

Além disso, o consumo de farelo de aveia  contribui para a manutenção da microbiota intestinal, pois favorece o crescimento da quantidade de bactérias probióticas no intestino.

5. Semente de gergelim

Outra semente rica em fibras que não pode faltar em uma lista de alimentos para melhorar o intestino é o gergelim.

São cerca de doze gramas de fibra em cem gramas da semente, uma quantidade que pode favorecer o consumo da quantidade mínima indicada de 25 gramas diárias. 6

É importante lembrar que para conseguir se beneficiar do consumo do gergelim é necessário ficar atento à quantidade de água ingerida diariamente.

Afinal, para que a fibra realmente possua uma boa ação para o funcionamento do intestino, o organismo precisa estar hidratado.

Caso contrário, pode acabar piorando um quadro ou constipação intestinal.

6. Farelo de trigo

Não dá para falar em alimentos para melhorar o intestino sem citar o farelo de trigo, uma das fibras insolúveis de maior ação em quadros de constipação intestinal. Com cerca de 5,4 gramas de fibras a cada cem gramas do cereal.

Entre suas ações no intestino, podemos citar o aumento de volume do bolo fecal como a principal e mais relevante, pois facilita a evacuação. Além disso, seu consumo  favorece o trânsito intestinal. 7

7. Maçã

Certamente se você já se questionou sobre o que comer para melhorar o intestino, a maçã foi a fruta menos recomendada. Mas pode acreditar: consumir maçã, principalmente com casca, pode ajudar muito no funcionamento do sistema digestivo.

A verdade é que, diferente da crença comum, a maçã é rica em fibras e pode ter uma ação muito positiva no microbiota intestinal, pois favorece o aumento das bactérias boas para o intestino. 8

Além disso, a maçã também estimula a formação das fezes, o que pode ser um grande desafio para pessoas que sofrem com a prisão de ventre.

É importante lembrar que, apesar de importantes para nossa alimentação, chegar a quantidade diária ideal de fibras baseada apenas na alimentação pode ser difícil.

Por isso, a suplementação pode ser uma excelente alternativa para garatir o bom funcionamento do intestino.

Aumente sua ingestão de fibras com Tamarine Fibras!

Sabemos que nem sempre é fácil controlar a ingestão de fibras durante o dia a dia.

O lado positivo é que Tamarine pode ajudar! Com 100% de fibras prebióticas em sua formulação, o Tamarine Fibras está disponível em diferentes versões.

  • Tamarine Fibras Kids: fórmula líquida sabor morango, zero açúcares e glúten, que auxilia no funcionamento do intestino das crianças.  
  • Fibras Pó Solúvel: versão em pó pensada para quem deseja aumentar o consumo de fibras na alimentação diária atual. O Tamarine Fibras em pó dissolve 100% sem alterar o sabor e textura dos alimentos e bebidas.
  • Fibras em Goma: versão em goma, sabor morango, livre de sódio e glúten, fácil de carregar!

Quer saber mais sobre os produtos Tamarine Fibras? Clique aqui e saiba mais!

Referências
  1. 1 Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Constipação. Disponível em https://sbcp.org.br/arquivo/constipacao/ . Acesso em outubro/2021.


  2. 2 Lever E, Scott SM, Louis P, Emery PW, Whelan K. The effect of prunes on stool output, gut transit time and gastrointestinal microbiota: A randomised controlled trial. Clin Nutr. DOI: 10.1016/j.clnu.2018.01.003. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29398337/ . Acesso em outubro/2021.


  3. 3 Muss C, Mosgoeller W, Endler T. Papaya preparation (Caricol®) in digestive disorders. Neuro Endocrinol Lett. PMID: 23524622. Disponvíel em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23524622/ . Acesso em outubro/2021.


  4. 4 Costabile A, Deaville ER, Morales AM, Gibson GR. Prebiotic Potential of a Maize-Based Soluble Fibre and Impact of Dose on the Human Gut Microbiota. PLoS One. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4701468/ . Acesso em outubro/2021.


  5. 5 Diniz, Elaine. Constipação intestinal: uma revisão. 2008. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WFGV3/1/constipa__o_intestinal.pdf . Acesso em outubro/2021.


  6. 6 Julie Miller Jones. CODEX-aligned dietary fiber definitions help to bridge the ‘fiber gap’. Nutrition Journal. 2014 April. Disponível em: https://nutritionj.biomedcentral.com/articles/10.1186/1475-2891-13-34 . Acesso em outubro/2021.


  7. 7 Bernaud F, Rodrigues T. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab. Disponível em https://www.scielo.br/j/abem/a/PZdwfM5xZKG8BmB9YH59crf/?format=pdf&lang=pt . Acesso em outubro/2021.


  8. 8 Koutsos A, Lima M, Conterno L, et al. Effects of Commercial Apple Varieties on Human Gut Microbiota Composition and Metabolic Output Using an In Vitro Colonic Model. Nutrients. DOI:10.3390/nu9060533. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5490512/ . Acesso em outubro/2021.