Como amolecer fezes duras rapidamente? Aprenda o que fazer

como amolecer fezes duras rapidamente

A demora para ir ao baixo tende a endurecer o cocô, o que torna a evacuação difícil e dolorosa. Quem passa por esse desconforto sempre busca dicas de como amolecer fezes duras rapidamente para não sofrer tanto com os efeitos do intestino preso.

A constipação intestinal, também chamada de prisão de ventre, caracteriza-se pela dificuldade de fazer cocô, sensação de evacuação incompleta e/ou necessidade de fazer muita força para eliminar as fezes1.

O quadro não é uma doença, mas um sintoma que surge devido a algum problema de saúde ou hábitos diários — principalmente a alimentação1.

Continue a leitura e saiba como amolecer as fezes duras, o que fazer para defecar imediatamente, dicas para evitar a prisão de ventre e quando procurar ajuda médica.

Resumo:

  • Para amolecer fezes duras rapidamente, reforce a ingestão de água e consuma mais fibras solúveis e insolúveis na alimentação ou via suplementos3,5-6.
  • As táticas para defecar imediatamente são: fazer exercícios leves, massagens abdominais e beber café para estimular os movimentos intestinais6,7,8-9.
  • Se as fezes endurecem e os problemas para evacuar são frequentes, a recomendação é buscar orientação médica3-7.

Conteúdos relacionados:

Boa leitura!

Como amolecer fezes duras rapidamente?

Normalmente, o bolo fecal perde água no intestino delgado e no cólon (região do intestino grosso). Devido a essa característica, se as fezes ficam retidas muito tempo, perdem a hidratação, o que faz com que endureçam. Para resolver o problema, a solução é beber mais água e comer mais fibras2,3-6.

Confira as dicas para amolecer fezes duras rapidamente e eliminá-las sem fazer força e nem sentir dor.

1. Reforce a ingestão água

Uma vez que a falta de água pode causar problemas na hora da evacuação, reforce o consumo para auxiliar na movimentação do bolo fecal no intestino e amolecer fezes duras rapidamente3.

A hidratação mantém o cocô macio, o que facilita a eliminação. Beba, no mínimo, dois litros por dia para reduzir o esforço e prevenir qualquer desconforto ao evacuar3

Observação: água morna pura ou com limão auxilia nos movimentos intestinais, alivia espasmos gastrointestinais e a expulsão de gases e ajuda no retorno do peristaltismo (movimento involuntário que contrai a musculatura do trato digestivo)4.

2. Consuma mais fibras solúveis e insolúveis

O consumo de fibras solúveis e insolúveis em água é indispensável para uma boa saúde intestinal. Além disso, é um hábito eficaz para amolecer fezes duras rapidamente6.

Junto da água, as fibras são componentes essenciais para a formação do bolo fecal e a regulagem do trânsito intestinal6.

A principal forma de aumentar o consumo de fibras é por meio de uma alimentação variada e rica em tubérculos, frutas, verduras, legumes, cereais integrais, oleaginosas e leguminosas6.

O que fazer para defecar imediatamente?

A água e as fibras agem internamente para amolecer fezes duras rapidamente, mas com o auxílio de estratégias complementares dá para acelerar a ida ao banheiro. Confira as dicas do que fazer.

  • Praticar exercícios leves: uma caminhada curta em velocidade moderada estimula os movimentos peristálticos e facilita a movimentação do bolo fecal no intestino. Deitada na cama, alongar e flexionar as pernas em direção à barriga é outra estratégia de exercício eficaz6-7.
  • Massagear o abdômen: o relaxamento dos músculos abdominais estimula e facilita a evacuação por meio da aceleração do trânsito intestinal. Massageie a barriga com movimentos circulares em sentido horário sem fazer força8. É tiro e queda!
  • Beba café: sim, a bebida mais popular do mundo ajuda a defecar imediatamente. Estudos apontam que a cafeína promove a atividade motora do cólon, no intestino grosso, parte final do intestino. Assim, tomar um pouco de café, especialmente pela manhã, ajuda a ir ao banheiro9.

Leia também: Como fazer cocô todos os dias? 4 dicas para o intestino funcionar.

O que é bom para prisão de ventre?

Ter uma rotina saudável e cuidados físicos regulares é essencial para manter uma boa saúde intestinal. A prisão de ventre pode afetar qualquer pessoa se não houver atenção aos hábitos alimentares e ao estilo de vida, que podem contribuir para o surgimento do sintoma.

Confira a seguir o que é bom fazer para evitar que o intestino prenda.

3. Reduza consumo de ultraprocessados

O tipo de alimentação influencia diretamente o funcionamento do intestino. Uma dieta cheia de ultraprocessados, como comidas congeladas prontas, fast food, frituras e embutidos, dificulta a digestão e torna o trânsito intestinal mais lento3.

Somado ao baixo consumo de fibras e pouca água, as idas ao banheiro reduzem e, assim, é preciso recorrer às estratégias emergenciais de como amolecer fezes duras rapidamente3.

Para evitar o problema, mantenha uma alimentação que combine todos os grupos alimentares recomendados. Além disso, priorize modos de preparo mais saudáveis, como o cozimento, e cortes de carnes magros para melhorar a qualidade da dieta3.

4. Aumente a quantidade de fibras na dieta

Para não se preocupar em amolecer as fezes duras rapidamente ao evacuar, aumente a quantidade de fibras da dieta para manter o fluxo intestinal ativo6.

Os alimentos in natura, como grãos, cereais, frutas frescas, legumes e vegetais, são as melhores opções para incluir no cardápio6. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são:

  • alface6;
  • ameixa6;
  • aveia6;
  • batata6;
  • brócolis6;
  • cenoura6;
  • couve-flor6;
  • couve6;
  • ervilhas6;
  • feijão6;
  • laranja6;
  • linhaça6;
  • mamão6;
  • milho6;
  • morango6;
  • pão integral6;
  • quinoa6;
  • semente de chia e girassol6;
  • tamarindo6.

5. Vá ao banheiro sempre que tiver vontade

Outra conduta para evitar a prisão de ventre é nunca adiar a vontade de ir ao banheiro. Teve vontade, vá imediatamente, pois não é saudável segurar e a consistência do cocô pode mudar e endurecer, o que dificulta a saída7.

Manter uma rotina de ida ao banheiro sempre nos mesmos horários é uma forma de condicionar o organismo e regular o intestino. O hábito evita que a pressa ou fatores emocionais dificultem a evacuação natural7.

Quando procurar ajuda médica?

Utilizar os métodos para amolecer fezes duras rapidamente ou para ir ao banheiro mais rápido frequentemente pode indicar algum problema de saúde.

A frequência das evacuações varia de pessoa para pessoa. Geralmente, de três vezes por dia a três vezes por semana é normal3-7.

Se a rotina intestinal foge dessa média e os sintomas da prisão de ventre incomodam, a recomendação é buscar ajuda médica para entender a causa da dificuldade3-7.

Conheça Tamarine Fibras!

Tamarine Fibras é uma linha de suplementos para que auxilia no funcionamento do intestino. Os produtos contêm um mix de fibras que ajudam no consumo da quantidade ideal no dia a dia5.

Acesse o site e conheça a linha completa!

Tamarine Fibras. Alimento isento de registro Março/2025.

Tamarine Familia Fibras
Referências
  1. 1. Constipação [Internet]. Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). 2013. Disponível em: https://sbcp.org.br/arquivo/constipacao/. Acesso em março/2025.


  2. 2. Intestino grosso faz a reabsorção de água e eletrólitos [Internet]. Jornal da USP. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/intestino-grosso-faz-a-reabsorcao-de-agua-e-eletrolitos/. Acesso em março/2025.


  3. 3. Andrews CN, Storr M. The pathophysiology of chronic constipation. Canadian Journal of Gastroenterology [Internet]. 2011 Oct;25(Suppl B):16B. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3206564/. Acesso em março/2025.


  4. 4. Çaliskan N, Bulut H, Konan A. The Effect of Warm Water Intake on Bowel Movements in the Early Postoperative Stage of Patients Having Undergone Laparoscopic Cholecystectomy: A Randomized Controlled Trial. Gastroenterology Nursing [Internet]. 2016;39(5):340–7. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27684632/. Acesso em março/2025.


  5. 5. Cartonagem do produto Tamarine Fibras.

  6. 6. Alves B/O/OM. Constipação intestinal | Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/constipacao-intestinal/. Acesso em março/2025.


  7. 7. National Health Service. Constipation [Internet]. NHS. 2023. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/constipation/. Acesso em março/2025.


  8. 8. Tang Y, Shi K, He F, Li M, Wen Y, Wang X, et al. Short and long-term efficacy of massage for functional constipation. Medicine [Internet]. 2020 Jun 19;99(25). Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7310914/. Acesso em março/2025.


  9. 9. Rao SSC, Welcher K, Zimmerman B, Stumbo P. Is coffee a colonie stimulant? European Journal of Gastroenterology & Hepatology. 1998 Feb;10(2):113–8. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9581985/. Acesso em março/2025.