O que é probiótico? Para o que serve? Qual a diferença para o prebiótico?

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Certamente você já ouviu falar sobre o termo “probiótico” em algum momento de sua vida. Mas você sabe o que é probiótico e para o que ele serve? 

Por mais que nem todos saibam os benefícios dos probióticos, é inegável a contribuição que ele pode ter para a saúde em geral e, principalmente, para o funcionamento do sistema gastrointestinal.  

Portanto, se você é uma pessoa que enfrenta muitas dificuldades para ir ao banheiro, está sempre com quadros de infecção intestinal ou sente que o processo de digestão do seu organismo está mais lento que o normal, prepare-se para descobrir os ganhos do probiótico para essas questões.  

A seguir, veja o que é probiótico e para o que serve, e qual sua diferença para o prebiótico, outro termo muito utilizado quando o assunto é saúde.  

Boa leitura!  

Afinal, o que é probiótico?

Apesar de ser uma palavra muito conhecida, e ter muita relevância quando o assunto é cuidado com a saúde intestinal, muitas pessoas ainda não sabem o que é probiótico.  

Os probióticos são microorganismos vivos que, ao serem consumidos em quantidades adequadas, podem trazer muitos benefícios para o organismo humano.¹  

Eles podem ser consumidos por meio de alimentos conhecidos como probióticos naturais, como é o caso dos iogurtes naturais e leites fermentados, em pó (misturados a alimentos), em solução para uso anal ou em cápsula.  

Independentemente da forma de uso, os probióticos ajudam, especialmente, no equilíbrio da flora intestinal, mantendo o número de bactérias boas no trato intestinal em um nível saudável.  

E para que servem os probióticos?  

Os probióticos servem para equilibrar a microbiota intestinal, que devido a condições de saúde, fatores externos ou hábitos alimentares não saudáveis, pode sofrer alterações.  

Assim, ao chegar no intestino, os probióticos ajudam a regularizar a flora, garantindo um melhor desempenho do organismo em geral, e principalmente do sistema digestivo e imunológico. ² 

Além disso, há outros benefícios do consumo regular e consciente dos probióticos, como: ³ 

  • diminuição da incidência e duração de infecções intestinais; 

  • melhora do processo digestivo; 

  • redução de respostas alérgicas do organismo; 

  • regula o trânsito intestinal e facilita a evacuação; 

  • impede a proliferação de bactérias ruins no intestino; 

  • evita problemas relacionados à obesidade; 

  • diminui a gravidade de quadros de depressão e ansiedade. ⁴  

Muitos benefícios, não é? Mas existe outro termo que é importante conhecer para não causar confusão. Abaixo, confira o que é prebiótico e a diferença entre ele e probiótico.  

O que é prebiótico e qual sua diferença para o probiótico? 

Agora que você sabe o que é probiótico e para que serve, vamos entender o que é o prebiótico, outro termo que você já pode ter ouvido por aí. 

Para reforçar, os probióticos são microorganismos vivos que trazem muitos benefícios para o organismo, principalmente o equilíbrio da flora intestinal.  

Mas o que é prebiótico?

Apesar do nome parecido, os prebióticos exercem outro tipo de atividade quando é consumido.  

Eles são carboidratos, principalmente fibras, que o organismo não digere, mas que, ainda assim, trazem muitos benefícios, pois estimulam o crescimento das bactérias boas no intestino e o seu funcionamento. ⁵ 

Na prática, enquanto os probióticos são as bactérias benéficas para o nosso corpo, os prebióticos são as fibras que estes microrganismos utilizam para se nutrir e alimentar. 

Assim, por mais que não sejam a mesma coisa,, tanto o probiótico quanto o prebiótico desempenham papéis muito importantes para uma microbiota intestinal saudável e equilibrada.  

E o seu consumo consciente, controlado e regular pode proporcionar muitos benefícios para a saúde integral, para o bom funcionamento do corpo humano e para a prevenção de doenças e outras condições.   

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Uma flora intestinal equilibrada contribui para a redução de desconfortos abdominais, regula o funcionamento do intestino e fortalece o sistema imunológico. Então, que tal conhecer um probiótico que pode ajudar em tudo isso?   

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Referências
  1. 1 Colin Hill, Francisco Guarner, Gregor Reid, Glenn R. Gibson, Daniel J. Merenstein, Bruno Pot, Lorenzo Morelli, Roberto Berni Canani, Harry J. Flint, Seppo Salminen, Philip C. Calder & Mary Ellen Sanders.  The International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics consensus statement on the scope and appropriate use of the term probiotic. Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology. Disponível em. Acesso em agosto/2021.

  2. 2 Ludmilla Araújo da Paixão, Fabíola Fernandes dos Santos Castro. A colonização da microbiota intestinal e sua influência na saúde do hospedeiro. Universitas: Ciência da Saúde. DOI: 10.5102/ucs.v14i1.3629. Disponível em. Acesso em agosto/2021.

  3. 3 Linda C Douglas, Mary E Sanders. Probiotics and prebiotics in dietetics practice. J Am Diet Assoc. DOI: 10.1016/j.jada.2007.12.009. Disponível em. Acesso em agosto/2021.

  4. 4 Ronald D. Hills, OrcID,Benjamin A. Pontefract, Hillary R. Mishcon, Cody A. Black, Steven C. Sutton, Cory R. Theberge. Gut Microbiome: Profound Implications for Diet and Disease. Nutrients 2019. doi: 10.3390/nu11071613. Disponível em. Acesso em agosto/2021.

  5. 5 Souza Fabíola Suano, Cocco Renata Rodrigues, Sarni Roseli Oselka S., Mallozi Márcia Carvalho, Solé Dirceu. Prebióticos, Probióticos e Simbióticos na prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Rev. Paul. Pediatra. DOI: 10.1590/S0103-05822010000100014. Disponível em. Acesso em agosto/2021.