O que é pool de lactobacillus, para que serve e como tomar
Pense em uma piscina cheia de bactérias boas para o intestino. Difícil imaginar, não é? Mas é exatamente esse o conceito do pool de lactobacillus, solução que possui um grande número de probióticos reunidos em um mesmo suplemento. ²
Ao consumir um pool de lactobacillus, mais especificamente, seu organismo recebe bilhões de cepas de lactobacillus. Ou seja, será uma suplementação exclusiva desse tipo, composta por várias cepas, diferente do suplemento tradicional.
Esse tipo de probiótico funciona como um tratamento potencializado, que pode ser indicado por um profissional da saúde para finalidades distintas, sobretudo para problemas do sistema digestório.
A seguir, veja para que serve e como tomar pool de lactobacillus. Vamos lá!
O que é pool de lactobacillus?
Em geral, uma solução tem em sua formulação entre uma a duas espécies probióticas, mas uma única cepa cada. No caso do pool de lactobacilos, é possível encontrar mais de uma cepa, com indicações similares e complementares, para proporcionar um tratamento mais completo e eficiente.
Para deixar mais claro, vamos a um exemplo simples. Imagine que você comprou um cacho de bananas, mas cada unidade veio de um tipo diferente: uma banana-da-terra, uma banana-maçã, uma banana-nanica, etc.
Em um pool de lactobacillus, a lógica é semelhante: em um único suplemento estão presentes muitas espécies probióticas, então, ao fazer a suplementação, você tem acesso às mais diversas espécies, gêneros e cepas.
Para que serve o pool de lactobacilos?
E quando o pool de lactobacilos é utilizado? Você pode estar se perguntando. Ele é indicado para os mais diversos quadros, assim como os suplementos tradicionais. Isso inclui:
- flora intestinal desequilibrada após uso de antibiótico; ¹
- problemas digestivos; ¹
- infecções intestinais; ¹
- condições de saúde como constipação, diarreia, etc; ¹
- alergias alimentares; ¹
- quadros de intolerância à lactose, entre outros. ¹
A suplementação com pool de lactobacilos serve para proporcionar ao organismo mais bactérias benéficas para desempenhar suas funções. Mas só deve ser consumido com indicação profissional.
Assim, ao notar a necessidade de repor boas bactérias para o intestino, que por interferência de hábitos de vida e condições de saúde pode acabar em desequilíbrio, o probiótico pode ser uma recomendação do médico especialista, assim como uma dieta focada em alimentos com ação probiótica.
Como tomar pool de lactobacillus?
Agora que você sabe o que é e para o que serve o pool de lactobacillus, vamos entender como tomar o suplemento.
Cada solução trará, em suas indicações de uso, a forma correta de consumo. Além disso, é importante levar em consideração a indicação do profissional da saúde.
Em relação à quantidade de cepas ou concentração ideal para consumo, não há um consenso estabelecido.
O que se pode afirmar é que o efeito do probiótico no organismo irá depender das cepas bacterianas em sua formulação, a quantidade administrada e as condições clínicas de cada pessoa. ¹
Hoje, é possível encontrar no mercado pool de lactobacilos com três, cinco, oito ou mais cepas probióticas em sua formulação.
O mesmo vale para a quantidade de bactérias, que podem ir de 1 a 10 bilhões. O Tamarine Probium, por exemplo, é um suplemento que possui 2 bilhões de UFC de probióticos* para o organismo. ³
No entanto, não é a quantidade de cepas ou de bactérias que indicam a qualidade do suplemento. Para ter bons resultados com a suplementação, você deve focar em oferecer ao seu organismo as cepas corretas, de acordo com suas indicações e necessidades.
Além disso, outro aspecto relevante para o tratamento com pool de lactobacilos é se atentar à quantidade necessária para a ação de uma determinada cepa.
Pode ser que um tipo de probiótico, por exemplo, precise de 4 bilhões de microrganismos para colonizar seu intestino. Nesse caso, consumir apenas 1 bilhão não trará os benefícios desejados.
Qual a composição do pool de lactobacillus?
Assim como a forma de consumir, a composição de um pool de lactobacillus também irá variar de produto para produto.
Em geral, o mix de bactérias é formado por uma combinação de cepas das espécies Bifidobacterium e Lactobacillus, os probióticos mais estudados e consumidos. ¹
Entre suas indicações, essas espécies são usadas para equilibrar a flora intestinal, limitar a proliferação de bactérias patogênicas e fortalecer o sistema imunológico. Por isso, são as mais indicadas em muitos casos. ¹
Elas são também as cepas presentes na composição do Tamarine Probium, com Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium lactis. ³
Aumente a ingestão de probióticos com Tamarine Probium
Como sabemos, são inúmeros os benefícios que os probióticos podem trazer para o intestino e para a saúde geral do nosso corpo.
Por isso, se você não se preocupava com a ingestão desses microrganismos para manter o equilíbrio da sua flora intestinal, chegou a hora de cogitar a ideia.
Com o Tamarine Probium, você pode oferecer 2 bilhões de UFC de probióticos* para o seu organismo todos os dias, com cápsulas de uso diário. Tudo pensado para contribuir para a sua saúde! ³
Quer conhecer mais sobre o Tamarine Probium? Então clique aqui e confira!
Tamarine Probium é um alimento registrado no MS sob n° 6.6122.0004.
*Cada cápsula contém no mínimo 1 bilhão de UFC de Lactobacillus acidophilus NCFM® e 1 bilhão de UFC de Bifidobacterium lactis HN019®.
Referências
Miller LE, Zimmermann AK, Ouwehand AC. Contemporary meta-analysis of short-term probiotic consumption on gastrointestinal transit. World J Gastroenterol. 2016;22(21):5122-31.
Maria Ferreira Pinheiro J, Nazaré Batista M, de Lima e Silva C, et al. Efeito de um mix de probióticos na constipação funcional de mulheres adultas: um estudo randomizado duplo-cego. Mundo Saúde. 2019;43(3):622-639.
Rotulagem do produto Tamarine Probium.