Não consigo ir ao banheiro. O que fazer para aliviar o desconforto?

Não consigo ir ao banheiro

“Não consigo ir ao banheiro. O que fazer?”. Se você já se fez essa pergunta, saiba que não foi o único.

A constipação intestinal é um quadro clínico, em que uma pessoa tem dificuldade de evacuar, que atinge cerca de 30% da população brasileira

Quando está sofrendo com prisão de ventre, a pessoa constipada sente dores abdominais, excesso de gases, inchaço e outros sintomas que podem acabar com sua qualidade de vida.¹

Se você está passando por isso, acredite, existem maneiras de vencer a dificuldade de ir ao banheiro. Continue a leitura e descubra o que você pode fazer para se ver livre da prisão de ventre.

Por que não consigo ir ao banheiro?

Minha barriga dói, mas não consigo ir ao banheiro… Essa é uma das maiores queixas de pessoas que enfrentam a constipação intestinal.

Também chamada prisão de ventre ou intestino preso, a condição é comum e está entre as maiores reclamações nos consultórios médicos.

No entanto, apesar de frequente, as razões para aparecerem os sintomas da prisão de ventre podem ser as mais diversas.

Além de questões de saúde, que podem apresentar a constipação como um dos sintomas, o grande motivo do porque você não consegue ir ao banheiro são seus hábitos alimentares e comportamentais.

Para se ter uma ideia, entre os casos de constipação, 85% são motivados por dietas alimentares pobres em fibras vegetais e a baixa ingestão de líquidos

Além disso, outros fatores que podem explicar porque você não consegue ir ao banheiro são:

  • sedentarismo;²
  • efeitos colaterais de medicações;²
  • quadros de ansiedade e depressão;²
  • hábito de segurar as fezes, mesmo quando se está pronto para defecar.²

Quando a prisão de ventre é resultado de um ou mais desses fatores, ela é considerada uma constipação primária 

Nesse contexto, o primeiro passo para se livrar do incômodo é evitar as práticas diárias que dificultam a evacuação.

Apesar de ser a minoria, em alguns casos a resposta para a pergunta “por que não consigo ir ao banheiro” pode ser um pouco mais complexa.

Esse é o caso da constipação secundária, quando a prisão de ventre é resultado de doenças ou condições clínicas, que podem afetar o sistema gastrointestinal. O que torna o acompanhamento médico indispensável.²

Quais os sintomas da prisão de ventre?

Apesar de ser desagradável, ficar alguns dias sem ir ao banheiro não significa, necessariamente, que você está passando por um quadro de prisão de ventre.

Assim, por mais que muitas pessoas cheguem aos consultórios médicos relatando não conseguir ir ao banheiro há dias, ainda é preciso um ou mais sintomas juntos para que a constipação seja identificada.

Segundo os Critérios de Roma para o Diagnóstico de Desordens Gastrointestinais Funcionais, uma pessoa está com prisão de ventre quando:³

  • evacua menos de três vezes por semana;³
  • tem dificuldade de evacuar no mínimo 25% das vezes;³
  • faz fezes secas e duras no mínimo 25% das vezes;³
  • tem sensação de evacuação incompleta ou de obstrução;³
  • precisa de manobras manuais para facilitar a evacuação.³

Já, entre as crianças, os sintomas de prisão de ventre são:³

  • fezes duras na maioria das idas ao banheiro em 2 semanas;³
  • fezes firmes ao menos 2 vezes por semana, em um período de 2 semanas.³

Assim, além de não conseguir ir ao banheiro, para chegar a um diagnóstico de constipação intestinal alguns dos sintomas relatados precisam acontecer em um período de até seis meses.³

5 passos para acabar com a dificuldade de ir ao banheiro

Agora que você sabe quais são as causas e sintomas, chegou a hora de entender como acabar com esse problema e nunca mais precisar dizer “não consigo ir ao banheiro”. Veja alguns passos práticos!

1. Manter um bom nível de hidratação

Se você sente a barriga doer, mas mesmo assim não consegue evacuar, uma das razões pode ser a baixa hidratação.

A água é indispensável no processo de defecação, pois auxilia na absorção de líquido pelo bolo fecal. Quando isso não acontece, o resultado são fezes ressecadas e duras, um dos sintomas da constipação intestinal.¹

Desse modo, é muito importante garantir um nível de hidratação adequado, para que a eliminação das fezes ocorra de forma rápida e menos dolorosa. 

2. Evacuar quando sentir vontade

Outro passo para se livrar da dificuldade de ir ao banheiro é correr para o vaso sanitário assim que sentir vontade de evacuar.

Um dos maiores erros é reter as fezes mesmo quando o seu corpo apresenta sintomas de que está preparado para defecar.

Quando você opta por retê-la, além de torná-las mais duras e ressecadas, o sistema gastrointestinal passa a trabalhar mais lentamente, pois o reflexo de evacuação se torna menos perceptível com o passar do tempo.¹

3. Consumir a quantidade indicada de fibras

Esse tópico recusa explicações, não é? Afinal, entre as causas da constipação, a alimentação pobre em fibras é um dos principais motivos para se passar longos dias longe do banheiro.²

Isso acontece porque as fibras auxiliam não apenas no transporte de água para o intestino, como também na formação do bolo fecal e no estímulo das contrações intestinais. Tudo isso torna a defecação mais fácil.²

Por isso, se você deseja ajudar o intestino a funcionar melhor, inclua alimentos fibrosos em sua dieta.

4. Praticar atividades físicas regularmente

Se você está cansado de não conseguir ir ao banheiro, a atividade física é outro pilar que pode te ajudar a vencer esse problema.

A verdade é que quanto mais ativo você for, melhor será o desempenho de todo o seu organismo, incluindo o sistema gastrointestinal.

Sendo assim, para evitar os sintomas de prisão de ventre, experimente incluir atividades físicas no seu dia a dia, pois elas auxiliam na contração intestinal e no fortalecimento da musculatura abdominal.

5. Ficar atento a sua postura no vaso sanitário

Para fechar nossas respostas para a dúvida “não consigo ir ao banheiro, o que fazer?”, temos uma das recomendações mais importantes.

Você sabia que sua postura ao sentar no vaso sanitário pode interferir no processo de evacuação? Pois é! A depender da forma como você está, vários órgãos podem encontrar dificuldades para trabalhar.

O mais indicado é manter os pés sempre apoiados, seja no chão ou em um banquinho baixo, e flexionar o tronco, pois assim a musculatura abdominal irá responder mais facilmente a evacuação.

Não consigo ir ao banheiro, o que fazer? Tomar Tamarine Fitoterápico pode ser uma boa ideia!

Sabemos que nem sempre é fácil mudar hábitos de longos anos para facilitar a evacuação, não é? A parte interessante é que existem recursos que podem te ajudar nesse processo.

Os produtos Tamarine Fitoterápicos são soluções que podem ajudar no alivio dos incômodos que as constipações leves e resistentes podem gerar.4

Você pode utilizar o Tamarine Geleia, uma solução com polpa natural de ameixa ou o Tamarine Cápsula, para ingerir em qualquer lugar, quando precisar.5

Quer melhorar os sintomas da constipação intestinal? Então, experimente!

Tamarine. Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.7817.0023.  SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2022.

Referências
  1. Schmidt FMQ, Santos VLC de G, Domansky R de C, et al. Prevalence of self-reported constipation in adults from the general population. Rev esc enferm USP. 2015;49(3):440-449. Disponível em https://www.scielo.br/j/reeusp/a/dDm9NTtsJqhYfhYXrMyWxKm. Acesso em janeiro/2022.


  2. Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Constipação. Disponível em https://sbcp.org.br/arquivo/constipacao/. Acesso em janeiro/2022.


  3. Longstreth GF, Thompson WJ, Chey WD, Houghton LA, Mearin F, Spiller RC. Functional bowel disorders. Gastroenterology. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16678561/. Acesso em janeiro/2022.


  4. Bula do produto Tamarine Geleia.

  5. Bula do produto Tamarine Cápsula.