Intestino grosso e delgado: entenda a importância desses órgãos para o corpo humano!

Intestino grosso e delgado

Você sabe como funciona o intestino grosso e delgado? Quais são suas funções e impactos para a saúde e bem-estar do organismo?

Apesar de aprendermos sobre esses órgãos na época escolar, muitas informações, que podem ser úteis para a nossa vida adulta, acabam se perdendo. Por exemplo, você sabe por que é tão importante investir em uma dieta rica em fibras, diversificada e nutritiva?

Entender a razão por trás dessas, e de outras recomendações, pode ser um ótimo incentivo para aderirmos a uma vida mais saudável e ativa.

Hoje queremos falar sobre esses dois órgãos que podem surpreender muitas pessoas pela importância que têm em inúmeras funções do organismo, como nutrição, imunidade, proteção e tantas outras!

Vamos conhecer melhor o intestino grosso e delgado?

O que é intestino grosso e delgado?

O intestino grosso e delgado são órgãos que fazem parte do sistema gastrointestinal. Estão presentes, mais especificamente, no final do processo digestório. Assim, são responsáveis pela digestão e absorção de água, macro e micronutrientes, formação do bolo fecal e a eliminação dos resíduos.

A alimentação é fundamental para podermos adquirir energia e manter o funcionamento de cada engrenagem do nosso corpo.

Mas essa obtenção de energia não ocorre automaticamente, ao colocarmos os alimentos na boca, sejam eles frutas, legumes, ou um biscoito. Cada comida precisa ser quebrada em pedaços menores, para que o organismo possa aproveitar todos os nutrientes ali presentes.

O sistema digestório começa, portanto, na boca, com a mastigação e o auxílio da amilase salivar, enzima responsável pela quebra de algumas moléculas, como o amido, por exemplo.

Em seguida, o bolo alimentar passa pelo esôfago, localizado na garganta, e é “empurrado” para o estômago. Nesse órgão, o bolo alimentar se junto ao suco gástrico e, após a mistura, são liberados para a primeira parte do intestino delgado, chamado duodeno.

No intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão dos alimentos. Já no intestino grosso, o cólon é o responsável por absorver a água e os nutrientes finais do alimento. Os resíduos, então, seguem para o reto e, posteriormente, são eliminados.

Podemos concluir que o intestino grosso e delgado são vitais para o funcionamento do nosso organismo. E, claro, como há um processo complexo envolvido, alterações físicas, químicas, ou até mesmo comportamentais, podem prejudicar toda a nutrição do corpo, assim como seu poder de defesa, etc.¹

Vamos, agora, compreender melhor o funcionamento do intestino grosso e delgado separadamente?

Estrutura, funções e quantos metros tem o intestino grosso e delgado

Fonte: NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Intestino delgado

O intestino delgado, como mencionamos anteriormente, está localizado entre o estômago e o intestino grosso. Ele é um dos principais órgãos do sistema digestivo, responsável por extrair elementos importantes da alimentação para nutrir o nosso organismo e gerar energia para que todas as engrenagens do corpo possam funcionar.

Estrutura

O intestino delgado tem uma forma tubular e é dividido em três partes, são elas:

  • Duodeno, que liga o estômago ao jejuno, e, portanto, tem o papel de transferir o conteúdo gerado pelo primeiro órgão em direção aos processos seguintes;
  • Jejuno, onde começa, de fato, a absorção dos nutrientes no intestino delgado. Isso ocorre com o auxílio das vilosidades intestinais;
  • Íleo, que realiza a digestão dos elementos faltantes, absorve alguns sais e vitaminas, como a B12.

Quantos metros tem o intestino delgado?

O intestino delgado possui uma grande área de extensão, representando aproximadamente ¾ do sistema digestivo², com comprimento que pode variar de 3,36 m a 7,64 m.³

Em um indivíduo de 1,70 m, por exemplo, o órgão pode ter uma área de aproximadamente 250m². A espessura e o tamanho dependem de inúmeros fatores, como idade, altura, peso, etc.

Funções do intestino delgado

O intestino delgado é responsável por completar o trajeto da digestão de todos os alimentos aproveitáveis pelo corpo e absorção dos elementos digeridos. Dessa forma conseguimos aproveitar os nutrientes, minerais e vitaminas adquiridos pela alimentação.

Intestino grosso

O intestino grosso começa logo após o delgado e se estende até o reto. E, como você já deve imaginar, o intestino grosso armazena os resíduos não digeridos pelas fases anteriores e elimina o bolo fecal com aquilo que o organismo não precisa.

Nele está presente a flora bacteriana, responsável pela saúde do intestino, no combate a infecções e na manutenção da nossa imunidade.

Funções do intestino grosso

Uma das principais funções do intestino grosso é a absorção de água para formulação do bolo fecal.

Ele também é responsável por processar carboidratos complexos e algumas proteínas por meio da fermentação. Os elementos úteis para o corpo são absorvidos, as toxinas e resíduos não aproveitáveis são eliminados nas fezes. 4

Qual a estrutura do intestino grosso?

A primeira parte do intestino grosso é o ceco, “tubo” que liga o intestino delgado ao grosso e também possui um prolongamento que chamamos de apêndice. Logo a seguir temos o cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide).

E por fim o reto, que liga o intestino grosso ao ânus. Quantos metros tem o intestino grosso?

O intestino grosso é menos extenso que o delgado, com, aproximadamente, 1,5m. Mas, como o próprio nome sugere, seu diâmetro é maior, cerca de 6,5 cm. Como mencionamos anteriormente ele é dividido em três partes. Veja o tamanho aproximado de cada uma delas

  • Ceco - 5 cm;
  • Cólon - 1,30;
  • Reto - 12 a 16 cm

Lembrando que esses números são aproximados e podem sofrer variações. Mas, o que podemos constatar é que o cólon é a maior parte do intestino grosso, por isso, muitas vezes é utilizado como sinônimo para esse órgão.

Quais cuidados precisamos ter com o intestino?

Como vimos, os intestinos grosso e delgado são responsáveis por inúmeras funções do nosso organismo. Desde a nutrição até a defesa e eliminação de resíduos não aproveitáveis.

Mas para que suas funções ocorram de forma saudável, é essencial que diversos processos ocorram de forma regular e eficiente.

Naturalmente, muitos fatores podem afetar esse desempenho. Como, por exemplo, falta de tônus muscular, alimentação pobre em fibras, pouca ingestão de água, vícios, sedentarismo e patologias que afetam o trato gastrointestinal.

Além de casos mais graves, que acarretam insuficiência grave do intestino grosso e delgado, essas ações podem causar:

  • Constipação intestinal;
  • Acúmulo de fezes;
  • Gases;
  • Desconforto abdominal e
  • Tantos outros.

O ideal, portanto, é investir em uma alimentação variada, nutritiva. Além de realizar exercícios regularmente e evitar ações que prejudiquem o bom funcionamento desses órgãos.

Saber como limpar o intestino é uma alternativa para aqueles que passaram por um processo de constipação intestinal e querem auxiliar na evacuação de fezes armazenadas.

Veja abaixo algumas opções.

Como limpar o intestino grosso e delgado?

Em casos graves, o ideal é consultar um especialista para realizar a lavagem e o tratamento mais adequado. Mas também existem maneiras naturais de auxiliar na limpeza do intestino grosso e delgado. Como, por exemplo:

  • Ingestão de alimentos com propriedades laxativas. Como chá de folha de goiabeira, ameixa, etc;
  • Probióticos, como iogurtes;
  • Alimentos ricos em fibras e
  • Ingestão adequada de água.

Manter as melhores condições para o intestino grosso e delgado funcionarem corretamente é a melhor maneira de cuidar do seu sistema digestivo. E sabemos que não é sempre que conseguimos fazer isso, não é mesmo?

Em alguns casos é indicado o uso de suplementos que auxiliam nesse cuidado! Como a linha Tamarine Fitoterápico.

Conheça a linha Tamarine Fitoterápico

Tamarine Fitoterápico possui a combinação de duas plantas medicinais (Senna e Cassia), juntas elas possuem ações laxativas proporcionando alívio da prisão de ventre de forma suave5 e com ação previsível6.

Conheça melhor os produtos dessa linha:

1.   Geleia 

2.   Cápsulas 12mg

3.   Cápsulas 6mg

  • Laxante com tempo de ação previsível, age entre 08-10h7;
  • Eficácia com menor incidência de cólicas (vs Bisacodil)8
  • Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos7.

Tamarine. Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.7817.0023. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2022

Referências
  1. O Trato Gastrointestinal http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-trato-gastrointestinal/743/171/;


  2. O Intestino Delgado http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-intestino-delgado/2892/519/


  3. Estudo da correlação do IMC e comprimento do intestino delgado em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica https://www.scielo.br/j/abcd/a/m6hr66v77WyqwSRj5rkfmjD/?lang=pt#:;


  4. AS FUNÇÕES DO CÓLON (INTESTINO GROSSO) https://digestiva.com.br/as-funcoes-do-colon-intestino-grosso/#:~:text=O%20c%C3%B3lon%20processa%20v%C3%A1rios%20carboidratos,de%20400%20esp%C3%A9cies%20de%20bact%C3%A9rias.


  5. Classication of Senna as a laxative. Pharmacology. 1992; 44 (Suppl 1):6-9.;

  6. Modes of action of senna. Pharmacology. 1992;44 (Suppl 1):16-9;

  7. Bula do produto Tamarine;

  8. Obisesan AA, et al. Study of the comparative effectiveness of Dulcolax, Laxadine, Dorbanex, Normacen and Senokot laxatives in the bowel preparation of patients for radiological examinations. Niger Med J. 1978;8(6):563-70.

  9. Classication of Senna as a laxative. Pharmacology. 1992; 44 (Suppl 1):6-9.;

  10. Modes of action of senna. Pharmacology. 1992;44 (Suppl 1):16-9.