Longevidade e fibras alimentares: como viver mais comendo bem?

Em meio às complexidades da busca pela longevidade e uma vida plena, muitas vezes nos esquecemos de um elemento que pode desempenhar um papel fundamental nessa jornada: a alimentação¹.

Você já parou para considerar como as escolhas que fazemos à mesa são capazes de influenciar não apenas a nossa energia diária, mas também o caminho que traçamos em direção a uma vida mais longa e saudável¹? Com isso em mente, exploraremos o papel das fibras alimentares nesse processo.

Ao longo das próximas linhas, você vai entender como as fibras se entrelaçam com o conceito de longevidade e que benefícios elas oferecem para a saúde geral e prevenção de doenças relacionadas à idade.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir também algumas dicas valiosas de como aumentar a ingestão de fibras nas refeições.

Longevidade: qual a relação com o consumo de fibras?

De acordo com um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado na renomada revista científica The Lancet, a adoção contínua de uma dieta rica em fibras demonstrou significativa eficácia na mitigação de riscos substanciais para a saúde a longo prazo².

A adoção de uma dieta rica em fibras também se correlacionou com uma redução de 16% a 24% na incidência de doenças coronárias, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e câncer colorretal².

Com base em uma extensa série de revisões sistemáticas e meta-análises, notou-se uma diminuição de 15% a 30% na mortalidade por todas as causas e na mortalidade cardiovascular entre aqueles que consumiam uma quantidade substancial de fibras em comparação com os que ingeriam menos².

Os resultados deste estudo destacaram os benefícios imediatos das fibras na promoção da saúde digestiva e sua influência notável na prevenção de enfermidades crônicas que afetam milhões em escala global².

Essa constatação não apenas reforçou a importância de considerar as escolhas alimentares como elementos cruciais em nosso bem-estar, mas também lançou luz sobre o poder transformador das fibras na manutenção de uma vida longa e saudável².

5 benefícios das fibras para quem quer viver mais

Simples escolhas alimentares podem desencadear uma cascata de efeitos positivos na saúde geral e potencialmente estender os nossos anos de vida².

A cada acréscimo de 8g de fibra diária, observa-se uma queda significativa (de 5% a 27%) no total de óbitos e na ocorrência de doenças coronárias, diabetes tipo 2 e câncer colorretal².

Tendo isso em vista, confira abaixo os principais benefícios que vão te convencer a inserir mais fibras na sua dieta.

1 - Prevenção de doenças cardiovasculares

O consumo diário adequado de fibras está relacionado a uma diminuição substancial da probabilidade de se desenvolver doenças cardiovasculares.

As fibras solúveis favorecem a diminuição dos níveis de colesterol, especialmente o LDL ("ruim"), o que colabora para a saúde das artérias¹.

2 - Redução do risco de diabetes tipo 2

As fibras solúveis auxiliam no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea, evitando que haja picos de açúcar depois de cada refeição. Isso aprimora a sensibilidade à insulina e contribui para que os níveis de açúcar no sangue se mantenham estáveis ao longo do tempo³.

3 - Prevenção de certos tipos de câncer

Consumir boas quantidades de fibras diariamente reduz o risco de certos tipos de câncer, especialmente o colorretal¹.

As fibras, além de terem propriedades antioxidantes, auxiliam na manutenção da saúde do trato gastrointestinal, incentivando movimentos regulares e reduzindo a exposição a substâncias carcinogênicas¹.

4 - Menor risco de doenças neurodegenerativas

O consumo regular de fibras pode ter benefícios na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. Acredita-se que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes favoreçam a proteção do cérebro e a redução do risco dessas condições³.

5 - Controle do peso

As fibras alimentares ajudam a manter o peso corporal sob controle e a prevenir a obesidade, pois promovem a sensação de saciedade. Além disso, retardam a absorção de nutrientes, incluindo açúcares, o que evita picos de insulina e a regula o apetite¹.

Veja também: O que são fibras dietéticas? Benefícios, tipos, como consumir e muito mais!

Como introduzir mais fibras na dieta diária?

Se você tem a intenção de consumir mais fibras no seu dia a dia para ter acesso aos benefícios que citamos anteriormente e obter a longevidade, separamos algumas dicas que podem te ajudar1-³:

  • Faça o aumento gradual da ingestão: realize mudanças incrementais para permitir a adaptação do sistema digestivo, evitando desconfortos gastrointestinais.
  • Prefira opções integrais: opte por pães, cereais, farinhas e massas feitos de grãos integrais para ampliar a ingestão de fibras.
  • Inclua frutas frescas e secas: diversifique a dieta com frutas frescas, como maçãs e morangos, e frutas secas, como ameixas.
  • Acrescente legumes: enriqueça as refeições com legumes variados, como brócolis e cenouras.
  • Explore as leguminosas: feijões e lentilhas ajudam a obter uma quantidade significativa de fibras e proteínas em suas refeições.
  • Inclua sementes e nozes: adicione sementes de chia, linhaça e nozes a iogurtes, vitaminas e saladas.
  • Mantenha-se hidratado: consuma água suficiente para facilitar a digestão das fibras e o funcionamento adequado do trato gastrointestinal.

Tamarine Fibras Max: o pó solúvel para auxiliar o funcionamento do intestino

Agora que você já entende o papel das fibras alimentares na promoção da longevidade, que tal recorrer à suplementação para aumentar o seu consumo diário de fibras com segurança e eficácia?

Essa é uma boa estratégia para garantir que você ingira as quantidades ideais de e faça o seu intestino funcionar de forma plena.

Para isso, você pode contar com o Tamarine Fibras Max. É um suplemento de fibras em pó composto por um mix exclusivo de fibras solúveis e insolúveis, como FOS, INULINA, POLIDEXTROSE e PSYLLIUM4.

O Tamarine Fibras Max auxilia na hidratação do intestino, facilitando os movimentos peristálticos4.

Conheça a linha Tamarine fibras e invista na sua saúde!

Tamarine Fibras Max. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Março/2024.

Referências
  1. 1. Sarmento F, Bernaud R, Rodrigues T. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab [Internet]. 2013;57(6). Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/PZdwfM5xZKG8BmB9YH59crf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2023.


  2. 2. High intake of dietary fiber and whole grains associated with reduced risk of non-communicable diseases [Internet]. EurekAlert. Disponível em: https://www.eurekalert.org/news-releases/720345. Acesso em: 28 nov. 2023.


  3. 3. Slavin J. Fiber and Prebiotics: mechanisms and Health benefits. Nutrients [Internet]. 2013 Apr 22;5(4):1417–35. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3705355/. Acesso em: 17 nov. 2023.


  4. 4. Rotulagem do produto Tamarine Fibras Max.