Como ativar intestino preguiçoso? Passo a passo para reverter essa condição

Intestino preguiçoso

Você certamente conhece os famosos bichos-preguiça. Seu nome autoexplicativo se refere aos seus movimentos lentos e despreocupados. Exatamente como acontece com o intestino preguiçoso.

O intestino preguiço, condição também chamada constipação intestinal, intestino preso ou prisão de ventre, se caracteriza por um funcionamento lento do sistema gastrointestinal, desde a etapa da digestão até a evacuação.1

Por esse motivo, pessoas que sofrem com intestino preguiço encontram dificuldades para defecar, e podem passar longos dias sem ir ao banheiro.

Cerca de 30% dos brasileiros são afetados por essa condição. Ou seja, esse quadro é muito frequente. A boa notícia é que ele pode ser facilmente tratado.1

Por isso, hoje vamos mostrar como você pode acelerar o intestino preguiçoso com pequenas atitudes. Vamos lá!

Afinal, o que é intestino preguiçoso?

Intestino preguiçoso é o termo popular usado para se referir à constipação intestinal, uma condição que caracteriza a dificuldade de evacuar.1

Dessa forma, você pode ter um intestino preguiçoso se:

  • passa muitos dias sem defecar;
  • vai ao banheiro, mas fica com a sensação de evacuação incompleta;
  • apresenta uma qualidade baixa de fezes;
  • precisa se exceder na força para conseguir expelir as fezes, e por aí vai.

Por mais que não exista um padrão ou regra de vezes em que se deva ir ao banheiro para identificar os casos de constipação, há alguns critérios comuns utilizados no diagnóstico para entender se o paciente está ou não sofrendo com o intestino preguiçoso.2

São eles:

  • menos de três evacuações por semana; 2
  • dificuldade de evacuar no mínimo 25% das vezes; 2
  • fezes secas e duras no mínimo 25% das vezes; 2
  • sensação de evacuação incompleta ou de obstrução; 2
  • necessidade de manobras manuais para facilitar a evacuação. 2

Esses parâmetros fazem parte da definição consensual de prisão de ventre dos Critérios de Roma para o Diagnóstico de Desordens Gastrointestinais Funcionais. 2

Assim, caso a pessoa apresente um ou mais sintomas dentro de um período de seis meses, ela certamente possui um intestino preguiçoso.

Como ativar o intestino preguiçoso?

Agora que você sabe o que é e quais os critérios para diagnóstico, provavelmente também tenha identidade alguns sintomas, certo? Logo, é natural que a sua dúvida agora seja:  como acelerar um intestino preguiçoso...É sobre isso que falaremos a seguir!

Bom, existem algumas dicas práticas que podem ajudar nesse desafio. Confira!

1. Comece uma dieta saudável

Uma alimentação saudável é importante não apenas como uma forma de ativar o intestino preguiçoso, mas para o bom funcionamento geral do organismo e para uma vida de mais qualidade.

No caso de casos de constipação intestinal, uma dieta fibrosa e laxativa pode ser uma opção interessante para aliviar os sintomas incômodos da prisão de ventre.

Assim, deixe de lado os alimentos processados e industrializados e prefira os naturais, como frutas, verduras, grãos e cereais integrais, excelentes fontes de fibra.

2. Aumente o consumo de água

Que não dá para viver sem água não é nenhum segredo, não é? Mas sabia que também não é possível manter um ritmo equilibrado do intestino se você não se hidratar?

Um dos principais sintomas do intestino preguiçoso são as fezes endurecidas e ressecadas, que causam dor quando finalmente a pessoa consegue eliminá-las.

Para evitar essa situação, aumente o seu consumo diário de água. Assim, você irá garantir uma maior absorção de líquido pelo bolo fecal, tornando as fezes mais amolecidas, e um transporte mais rápido pelo reto.

3. Reeduque o funcionamento do intestino

Em alguns casos, até mesmo uma pessoa que mantém um bom volume de hidratação e que tenha uma alimentação recheada de fibras pode apresentar um intestino preguiçoso.

Isso acontece porque se desenvolveu o hábito de reprimir e reter as fezes ao sentir vontade de evacuar.

Quem nunca segurou as fezes por não encontrar um banheiro limpo, não é verdade?

Esse tipo de situação acontece. Porém, ela deve ser evitada ao máximo, uma vez que a tendência é que as fezes endureçam e ressequem, causando dor no momento da defecação.

Além disso, se essa é uma prática comum, o próprio organismo para de enviar ao cérebro os comandos para evacuar, pois, ele percebe que quando o faz, não obtém nenhuma resposta.

Por isso, reeducar o funcionamento do intestino e, principalmente, respeitar seu funcionamento natural, é uma das melhores formas de acelerar o intestino preguiçoso.

Fibras para intestino preguiçoso: como elas podem ajudar?

Não dá para falar em intestino preguiço e deixar os alimentos fibrosos de fora, não é? Afinal, se tem uma coisa que todo mundo sabe é que as fibras podem ajudar (e muito) a evitar a constipação.

Mas como essa relação acontece?

As fibras são alimentos não absorvíveis pelo organismo. Então, ao serem consumidas, ela seguem direto para o intestino, auxiliando no trâmite intestinal, na formação do bolo fecal e no amolecimento das fezes. 6,9

Assim, com uma massa fecal mais macia e maior, a evacuação se torna um processo mais fácil.

Por isso, é muito importante inserir a fibra na alimentação, respeitando a indicação da Organização Mundial da Saúde do mínimo de 25 gramas diárias, seja por alimentos como frutas, vegetais e grãos, ou até por suplementação. Só não vale não consumir! ³

Aumente sua ingestão de fibras com Tamarine Fibras!

Sabemos que nem sempre é fácil controlar a ingestão de fibras durante o dia a dia.

O lado positivo é que Tamarine pode ajudar! Com 100% de fibras prebióticas 6,7,8 em sua formulação, o Tamarine Fibras está disponível em diferentes versões. 4

Quer saber mais sobre os produtos Tamarine Fibras? Clique aqui e saiba mais!

Tamarine Fibras Kids. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Janeiro/2022.

Tamarine Fibras (Pó). Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Janeiro/2022.

Tamarine Fibras (Gomas). Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Janeiro/2022.

Referências
  1. 1. Schmidt FMQ, Santos VLCG, Domansky RC, et al. Prevalence of self-reported constipation in adults from the general population. Rev esc enferm USP. 2015;49(3):440-449.2. Disponível em https://www.scielo.br/j/reeusp/a/dDm9NTtsJqhYfhYXrMyWxKm . Acesso em janeiro/2022.


  2. 2 Longstreth GF, Thompson WG, Chey WD, et al. Functional bowel disorders. Gastroenterology. 2006;130(5):1480-91. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16678561/ . Acesso em janeiro/2022.


  3. 3 Jones JM. CODEX-aligned dietary fiber definitions help to bridge the ‘fiber gap.’ Nutr J. 2014;13(1):34. Disponível em: https://nutritionj.biomedcentral.com/articles/10.1186/1475-2891-13-34 . Acesso em janeiro/2022.


  4. 4. Rotulagem do produto Tamarine Fibras Kids

  5. 5. Rotulagem do produto Tamarine Fibras.

  6. 6. Bernaud FS, Rodrigues TC. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2013;57(6):397-405. Disponível em <https://www.scielo.br/j/abem/a/PZdwfM5xZKG8BmB9YH59crf/ . Acesso em janeiro/2022.


  7. 7. Hengst C, et al. Effects of polydextrose supplementation on different faecal parameters in healthy volunteers. Int J Food Sci Nutr. 2009;60 Suppl 5:96-105. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19107626/ . Acesso em janeiro/2022.


  8. 8. Ranawana V, et al. Polydextrose: its impact on short-term food intake and subjective feelings of satiety in males-a randomized controlled cross-over study. Eur J Nutr. 2013;52(3):885-93. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22717960/ . Acesso em janeiro/2022.


  9. 9 Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Constipação. Disponível em https://sbcp.org.br/arquivo/constipacao/ . Acesso em janeiro/2022.